Oksana Chusovitina anuncia que não irá às Olimpíadas pela 1ª vez em três décadas

Ginasta de 48 anos sofreu lesão que a impediu de buscar vaga na última seletiva olímpica para Paris 2024. Atleta do Uzbequistão buscava disputar os Jogos pela 9ª vez consecutiva

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Figurinha carimbada em Jogos Olímpicos há mais de três décadas, Oksana Chusovitina não estará presente em Paris 2024. Nesta sexta, a ginasta de 48 anos gravou um vídeo onde revelou que não competirá no Campeonato Asiático de Ginástica Artística, realizado neste final de semana, em Tashkent, no Uzbequistão. O torneio era a última chance da atleta uzbeque se classificar para as Olimpíadas.

Ginasta Oksana Chusovitina se apresenta nas Olimpíadas de Tóquio 2020 — Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

Oksana Chusovitina esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde Barcelona 1992. Ela buscava a participação na sua 9ª Olimpíada. Chusovitina começou competindo pela antiga União Soviética antes de passar a defender a bandeira do Uzbequistão em 1993. Em 2012, a ginasta naturalizou-se alemã, país pelo qual competiu até o fim de 2012. De 2013 em diante Chusovitina voltou a ser atleta do Uzbequistão, sua terra natal.

- Não poderei participar e estou muito chateada, já que me preparei para essa competição por muito tempo. Queria me apresentar no nosso país, na frente dos nossos torcedores. Infelizmente, amanhã vocês não me verão entre os participantes - disse a atleta na postagem.

A ginasta não deu detalhes sobre a lesão que a tirou da competição, mas revelou que se machucou "durante um exercício no solo". Chusovitina conquistou duas medalhas olímpicas, um ouro por equipes em Barcelona 1992, aos 17 anos, e uma prata no salto em Pequim 2008, aos 33.