Vinicius Junior no Real Madrid: gols, história e títulos

Vendido pelo Flamengo como promessa, o craque se tornou astro e conquistou uma Champions com direito a gol na final; Valencia é a maior vítima do atacante

Por Ricardo Guimarães, para o ge — Rio de Janeiro


Vinicius Junior foi vendido pelo Flamengo ao Real Madrid em 2017, quando tinha apenas 16 anos, e confirmou o alto investimento dos espanhóis ao se firmar como titular absoluto e referência da equipe. Autor de gol do título em final de Champions, o camisa 7 merengue já defendeu o clube em 264 jogos, balançando as redes 84 vezes e dando 54 assistências.

Todos os gols de Vinicius Júnior pelo Flamengo

Títulos de Vinicius Junior pelo Real Madrid

  • Liga dos Campeões: 2 (2022 e 2024)
  • Mundial de Clubes: 2 (2018 e 2022)
  • Campeonato Espanhol: 3 (2020, 2022 e 2024)
  • Copa do Rei: 1 (2023)
  • Supercopa da Europa: 1 (2022)
  • Supercopa da Espanha: 3 (2020, 2022 e 2024)

Vinicius Junior merece ser o melhor jogador do mundo? Veja análise no Gringolândia

Gols de Vinicius Junior pelo Real Madrid

  • Gols: 84
  • Assistências: 54
  • Jogos: 264

Que fatores podem pesar contra Vini Jr na briga pela Bola de Ouro? Confira no Gringolândia

Chegada ao Real Madrid

Vinicius Junior escolheu o clube merengue, que disputava sua contratação com o arquirrival Barcelona. O atleta foi vendido por 45 milhões de euros (R$ 245 milhões na cotação atual). A então promessa continuou defendendo o Flamengo até completar 18 anos, em 2018, quando se mudou para a Europa. O brasileiro chegou a disputar cinco jogos pelo Real Castilla, o time b da equipe madrilenha, marcando quatro gols, antes de se transferir em definitivo para a equipe principal.

Vinicius Junior, aos 18 anos, durante apresentação no Real Madrid — Foto: REUTERS/Susana Vera

Punho cerrado e "maior vítima" na Europa

Desde que chegou ao Real Madrid, a luta contra o racismo se tornou uma das principais pautas do atacante dentro e fora do campo. O jogador brasileiro sofreu duros ataques racistas em jogos da La Liga contra Barcelona, Mallorca, Atlético de Madrid, Real Valladolid, Osasuna, Betis e Valencia. Contra este último, Vinicius reagiu com a bola no pé dentro de campo.

O atacante marcou oito gols contra o Valencia, sendo esse o clube que é a maior vítima do jogador na Europa. Na partida realizada no inicio de março, Vinicius foi alvo de constantes insultos racistas vindos das arquibancadas do Mestalla. O Real Madrid perdia por 2x0 quando o atacante marcou e ergueu o braço com punho cerrado, símbolo de apoio ao combate ao racismo. O brasileiro ainda marcou o gol de empate e vibrou muito, batendo no peito e dizendo "eu estou aqui".

Vinicius Junior marca contra o Valencia e faz gesto de luta contra o racismo — Foto: Biel Aliño/EFE

Vinicius Junior no Real Madrid por temporada


2018/2019


Após chegar ao Real, Vini defendeu o Castilla, time B dos merengues em cinco jogos, marcando quatro gols. Depois estreou na equipe principal e concluiu a temporada com 31 jogos, quatro gols e oito assistências. O atacante fez parte da equipe que conquistou o Mundial de Clubes da Fifa em 2018. Na ocasião, o Real conquistou uma vaga na competição ao vencer a Champions na temporada 2017/2018, antes da chegada do brasileiro.

Marcelo comemora o título do Mundial de Clubes 2018 com Vinicius Junior, Modric e Sergio Ramos — Foto: REUTERS/Andrew Boyers

2019/2020

Sob o comando de Zidane, Vinicius teve uma temporada de adaptação onde era considerado peça importante para a equipe, porém, sem titularidade. O atacante participou de 38 jogos, marcou cinco gols e deu três assistências. Conquistou o título da La Liga e da Supercopa da Espanha.

Vinicius Junior e Zidane no Real Madrid em 2019 — Foto: Reuters

2020/2021

Durante o fim da passagem de Zidane pelo Real, Vinicius Jr conseguiu atuar em mais jogos, mas manteve o desempenho abaixo do esperado. Os merengues tiveram uma rara temporada sem títulos com o atacante atuando em 49 jogos, com seis gols marcados e quatro assistências.

Vini Jr em Real Madrid x Chelsea, na semifinal da Champions de 2021; os ingleses terminaram a competição com o título — Foto: Susana Vera/Reuters

2021/2022

A chegada de Carlo Ancelotti ao Real Madrid no inicio da temporada mudou o patamar de Vini Jr. dentro do clube e os resultados puderam ser vistos em campo. Foram 52 jogos, 22 gols e 16 assistências. Titular e protagonista, o atacante brasileiro levantou as taças da La Liga, da Supercopa da Espanha e da Champions League, marcando o gol do título na grande final contra o Liverpool.

Vinicius Junior faz o gol do título para o Real Madrid contra o Liverpool na Champions 2021/2022 — Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters

2022/2023

Vini Jr seguiu sendo peça importante de Ancelotti no ataque do Real Madrid e atuou em 55 jogos, marcando 23 gols e dando 19 assistências. A equipe merengue levantou a taça do Mundial de Clubes, com o atacante marcando dois gols na final - sendo o único brasileiro na história a marcar nas decisões de Champions League e do Mundial e sendo eleito o melhor da competição. O camisa 7 também conquistou a Copa do Rei e a Supercopa da Europa.

Valverde, Bola de Prata, Vietto, o Bola de bronze, e Vinicius Junior, o Bola de Ouro do Mundial de Clubes — Foto: Julio Muñoz/EFE

2023/2024

Na atual temporada, Vini já levantou a Supercopa da Espanha com atuação de gala de Vini Jr. O atacante marcou um hat-trick na vitória por 4 a 1 contra o Barcelona, em janeiro deste ano. O Real segue vive na Champions após eliminar o RB Leipzig nas oitavas de final, com Vini sendo a principal referência do time no ataque, e é líder isolado da La Liga, com sete pontos de diferença para o segundo colocado.

Vinicius Junior, Bellingham e Rodrygo na festa do título da Supercopa da Espanha — Foto: Getty Images