Após superar câncer, Haller vira herói da Costa do Marfim

Conheça mais da história do atacante do Borussia Dortmund que colocou seu país na final da Copa Africana de Nações

Por Redação do ge — Abidjã, Costa do Marfim


Há um ano e meio aproximadamente Sébastien Haller vivia um drama e nesta semana foi o responsável por colocar Costa do Marfim na final da Copa Africana de Nações. Em julho de 2022, o atacante de 29 anos do Borussia Dortmund foi diagnosticado com câncer. Após seis meses de tratamento, ele voltou a treinar pelo clube alemão e hoje é a maior referência da sua seleção na principal competição continental da África.

Sébastien Haller, atacante da Costa do Marfim, comemora gol na semifinal da Copa Africana de Nações — Foto: Luc Gnago/Reuters

Início da carreira

Radicado na França, Haller começou a carreira como jogador de futebol no país europeu. O primeiro time profissional foi o Auxerre, da segunda divisão francesa. Sem destaque, foi emprestado para o Utrecht, da Holanda, e lá brilhou.

O destaque foi tanto no campeonato holandês, que Haller foi contratado pelo West Ham, da Premier League, por 50 milhões de euros. O marfinense é até hoje a contratação mais cara da história dos Hammers. Porém, não correspondeu ao valor investido e foi vendido menos de dois anos depois para o Ajax.

No retorno ao campeonato holandês, Haller teve ótimas atuações mais uma vez e chegou até a ser artilheiro da fase de grupos da Liga dos Campeões de 2021/22.

Sebastien Haller comemora gol pelo Ajax — Foto: REUTERS/Murad Sezer

Ida para o Dortmund e luta contra o câncer

Depois de uma temporada brilhando no Ajax, Haller foi contratado pelo Borussia Dortmund para substituir o craque Erling Haaland, que havia acertado com o Manchester City. No mês seguinte à chegada no novo clube, o marfinense foi diagnosticado com um tumor no testículo durante exames médicos.

Haller precisou passar por uma cirurgia e ficou em tratamento e longe dos gramados durante seis meses. Em janeiro do ano passado, o marfinense voltou a treinar pelo Borussia Dortmund.

Haller é homenageado na premiação da Bola de Ouro — Foto: AFP

Vinte dias depois de começar os treinos, Haller estreou oficialmente com a camisa do Borussia Dortmund diante do Augsburg, pelo campeonato alemão.

O primeiro gol de Haller pelo Dortmund foi ainda mais marcante. Em 4 de fevereiro de 2023, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, o atacante marfinense balançou as redes contra o Freiburg, pela Bundesliga. Assista:

Nessa temporada 2023/24 com o Borussia Dortmund, Haller tem 14 jogos e 2 gols marcados.

Herói marfinense

Com origens francesa e marfinense, Haller disputou alguns torneios de base pela França. Em 2020, foi convocado para a Costa do Marfim e se firmou na seleção africana.

Disputada em casa, a edição deste ano da Copa Africana de Nações se tornou um sonho para os marfinenses, e Haller é um dos responsáveis por manter a chama acesa. Na última quarta-feira, o centroavante do Borussia Dortmund marcou o gol da vitória da Costa do Marfim diante da República Democrática do Congo pela semifinal da competição continental.

O herói Haller tem mais uma missão para fazer a alegria dos marfinenses. Neste domingo, às 17h (horário de Brasília), a Costa do Marfim enfrenta a Nigéria, no Estádio Olímpico de Ebimpé, valendo o título da Copa Africana de Nações.

Haller comemora com companheiros da Costa do Marfim na Copa Africana de Nações — Foto: Luc Gnago/Reuters