Maratona do Rio 2024: conheça os percursos das quatro provas

Três dos quatro trajetos, de 42 km, 21 km e 5 km, passaram por mudanças; veja detalhes das provas de evento marcado para os dias 30 de maio a 2 de junho

Por EU Atleta — Rio de Janeiro


Considerado o maior festival de corridas da América Latina, a Maratona do Rio chega a sua 24ª edição neste ano de 2024 com novidades em três dos quatro percursos que compõem o grande evento. Previstas para os dias 30 de maio a 2 de junho, as provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km contornam boa parte da orla do Rio de Janeiro, incluindo paisagens naturais como o Pão de Açúcar e a Praia do Leblon, e monumentos que incluem o Museu do Amanhã e o Paço Imperial. Veja mais detalhes abaixo!

Edição 2023 da Maratona do Rio — Foto: Guilherme Leporace / Sandra Guedes / Maratona do Rio

A novidade foi divulgada na entrevista coletiva oficial do evento na Marina da Glória, Zona Sul da capital fluminense, nesta quinta-feira. O único percurso inalterado em relação à prova de 2023 é o de 10 km, que parte do Aterro do Flamengo e tem o mesmo local como chegada. A edição 2024 do evento, cujas inscrições estão esgotadas, atingiu número recorde de 45 mil participantes confirmados.

Prova de 42 km

Percurso de 42 km da Maratona do Rio de 2024 — Foto: Reprodução/Google Maps

Diferente dos anos anteriores, os maratonistas não passarão mais pelo Túnel Marcello Alencar, na região central da cidade, e sim pelo 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

A Avenida Almirante Barroso, a Rua Graça Aranha, a Avenida Franklin Roosevelt e a Avenida Antônio Carlos passaram a integrar a maratona. Ainda no Centro da capital fluminense, a Avenida Venezuela e a Avenida Rio Branco serão totalmente interditadas para integrarem o percurso, além da pista lateral da Avenida Presidente Vargas até a Avenida Passos, próximo à Igreja da Candelária.

Tanto a largada, quanto a chegada, serão mantidas no Aterro do Flamengo - embora o fim do traçado esteja 75 metros à frente do ponto original. Os 42 km contarão ainda com pontos de hidratação aos participantes, que seguem até o fim da Praia do Leblon e retornam no sentido Flamengo.

Prova de 21 km

Prova de 21 km da Maratona do Rio de 2024 — Foto: Reprodução/Google Maps

As mudanças da Meia Maratona começam já no início da corrida: o ponto de largada agora será na altura do Jardim de Alah, na orla da Praia do Leblon. Os participantes seguirão pelo calçadão do Rio, passando também por Botafogo e o Flamengo.

O retorno será feito na altura do Aeroporto Santos Dumont, em frente ao Clube Guanabara e a linha de chegada, na Marina da Glória. O trecho também conta com seis pontos de hidratação.

Prova de 10 km

Prova de 10 km da Maratona do Rio de 2024 — Foto: Reprodução/Google Maps

Nesta, nada muda; partindo da Marina da Glória, os corredores seguirão sentido Centro do Rio até chegarem perto do Museu Histórico Nacional, localidade da qual retornarão até a enseada do Flamengo. De lá, o sentido muda novamente rumo ao Centro até as proximidades do Aeroporto Santos Dumont, de onde os participantes seguem até a linha de chegada na Marina da Glória.

Prova de 5 km

Prova de 5 km da Maratona do Rio em 2024 — Foto: Reprodução/Google Maps

O percurso mais curto e democrático é também o que mais muda na edição 2024 do evento: se antes a prova começava e terminava no Aterro do Flamengo, o ponto de partida no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) foi mantido, mas sentido Zona Sul, com retorno na Praça Cuatemoc no mesmo bairro.

De volta rumo ao Norte, os participantes passarão pela Praça Paris, na Glória, e as proximidades do Aeroporto Santos Dumont. Aí, há mais um retorno até o ponto final, na Marina da Glória. Esta prova conta, ainda, com outra novidade: sua realização será antecipada para a quinta-feira, 30 de maio.

Edição 2023 da Maratona do Rio — Foto: Guilherme Leporace / Sandra Guedes / Maratona do Rio

As mudanças foram motivadas com intuito de promover, aos participantes, melhores condições de prova e mais segurança; os trechos com vias mais largas, possibilitando mais movimento, foram definidos em conformidade com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Solidariedade

As sucessivas chuvas que causaram enchentes de proporções históricas no Rio Grande do Sul sucederam o planejamento da Maratona do Rio, mas o evento se organizou para integrar a rede de solidariedade em prol dos gaúchos.

Rio Grande do Sul — Foto: g1

Das quatro provas, 150 inscrições tiveram um valor de R$ 1000 - com a adição de um kit com tênis personalizados e outros benefícios, arrecadando ao todo R$ 130 mil. O valor obtido em apenas 48h foi revertido em doações para a Ação da Cidadania, que destinará os ganhos para auxiílio das vítimas das enchentes no Sul.

Serviço

  • Maratona do Rio - 02/6, às 5h, com largada no Aterro do Flamengo;
  • Meia Maratona do Rio - 01/6, às 6h, com largada no Jardim de Alah (Leblon);
  • 10 km - 02/6, às 8h30, com largada no Aterro do Flamengo;
  • 5 km - 30/05, às 16h, com largada no Aterro do Flamengo.

‘Madrugadores’: Carioca acorda cedo para correr pela cidade