PeB 2023: Baiano é eleito Personalidade do Ano nos esports

Streamer tem noite de consagração no Prêmio eSports Brasil

Por Redação do ge — São Paulo


O streamer e ex-jogador profissional de League of Legends Gustavo "Baiano" é a personalidade do ano nos esportes eletrônicos, consagrado no Prêmio eSports Brasil 2023, em cerimônia realizada nesta quinta-feira, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Baiano é a Personalidade do ano no Prêmio eSports Brasil 2023

Ex-jogador, Baiano se tornou o maior criador de conteúdo de LoL do Brasil, capitaneando projetos de sucesso, como o grupo de streamers do programa "Ilha das Lendas", transmitido na Twitch, e o campeonato recreativo e beneficente "CBOLÃO", uma alusão ao nome do Campeonato Brasileiro (CBLOL), promovido pela Riot Games.

Baiano vence prêmio de Personalidade do Ano no Peb 2023 — Foto: Reprodução

No Mid-Season Invitational (MSI), o torneio internacional de meio de temporada do LoL, a co-stream de Baiano teve a maior audiência dentre as personalidades que fizeram watch parties.

O canal de Baiano na Twitch alcançou pico de 154,5 mil espectadores simultâneos e acumulou 3 milhões de horas assistidas durante o MSI.

No Worlds, o Campeonato Mundial de LoL, Baiano viajou a Seul, na Coreia do Sul, a convite da Riot, para fazer a co-stream da final diretamente do local onde aconteceu o jogo vencido pela sul-coreana T1 contra a chinesa Weibo Gaming, no evento que se tornou o mais assistido da história dos esports.

Defensor das co-streams, Baiano batalha há anos para ter direitos de transmissão do CBLOL, o que a Riot não permitiu até hoje. Ele já disse, em entrevista ao ge, que aceitaria pagar pela transmissão.

Em 2023, o CBOLÃO criado por Baiano arrecadou R$ 200 mil na primeira edição, destinados à associação Ampara Animal, e R$ 289 mil na segunda edição para o Hospital de Amor, instituição especializada na prevenção e no tratamento do câncer localizada em Campinas (SP).

O evento também contou, pela primeira vez, com jogadores estrangeiros de times internacionais, na edição realizada dentro da CCXP 2023.

Baiano defende novo modelo de transmissão no LoL e diz que pagaria por direitos