Paris 2024: veja classificação do ciclismo BMX para as Olimpíadas

Entenda como será busca por vagas no Jogos Olímpicos e o formato de disputa da modalidade

Por Redação do ge — Paris


Modalidade olímpica desde Pequim 2008, o ciclismo BMX combina velocidade e habilidade na mesma prova. Depois de ter marcado história em Tóquio, com Charlotte Worthington se tornando a primeira mulher a fazer backflip 360 em uma competição, o BMX chega a todo vapor em Paris. Veja como será a classificatória para os jogos e o cronograma da competição.

Baiano Jaldo Brandão conquista título mundial de BMX na França

Como funciona a classificação do BMX para Paris 2024

Ao todo, 48 atletas vão disputar a prova de ciclismo BMX, sendo 24 na modalidade feminina, e outros 24 na prova masculina. Por ser país-sede, a França receberá duas cotas de gênero, e mais duas – uma por gênero - reservadas para vagas de universalidade. As outras 44 vagas vão ser conquistadas ao longo da corrida olímpica.

Cada CON (Comitê Olímpico Nacional) é elegível para ganhar no máximo três cotas por gênero. Qualquer atleta que se inscrever em outra disciplina do ciclismo, poderá ser inscrito no BMX desde que o CON do atleta tenha conquistado uma vaga na modalidade, e que o competidor atenda aos requisitos da prova.

Jaldo Brandão, campeão mundial de BMX — Foto: Reprodução/redes sociais

As cotas olímpicas do BMX são atribuídas aos Comitês Nacionais de cada país, e há quatro formas de garantir uma classificação: o ranking olímpico, os campeonatos continentais 2023 (exceto Europa e Oceania), os campeonatos mundiais de 2023 e o campeonato mundial de 2024.

O ranking olímpico é calculado pela soma dos pontos UCI dos três atletas mais bem classificados (categorias Elite e U23) de cada CON. Os pilotos podem ganhar pontos de 1 de agosto de 2022 a 2 de junho de 2024 nas seguintes competições: Campeonatos Mundiais (2023 e 2024), Copa do mundo, Campeonatos Continentais, Competição Internacional (HC), Competição Internacional (C1) e Campeonatos Nacionais.

Ranking olímpico: 17 vagas por gênero

Se classificam os CONs da 1ª a 10ª colocação, sendo: CONs 1 e 2 (3 vagas por gênero), CONs 3 e 5 (2 vagas por gênero) e CONs 6 a 10 (1 vaga por gênero).

Campeonatos continentais de BMX Racing 2023 (exceto Europa e Oceania): 3 cotas por gênero

Os CONs que não tiverem cotas do Ranking Olímpico podem qualificar no máximo um lugar de cota nos campeonatos continentais de BMX Racing (categoria elite) para o CON de melhor classificação na África, América e Ásia.

Campeonato Mundial UCI BMX Racing 2023: 1 cota por gênero

O CON do atleta com a melhor posição no campeonato mundial de 2023, na categoria de elite, receberá uma cota, desde que o CON ainda não tenha qualificado nenhum lugar de cota através do ranking olímpico ou dos campeonatos continentais.

Campeonato mundial UCI BMX Racing 2024: 1 cota por gênero

O CON do atleta de melhor classificação no campeonato mundial de 2024, na categoria de elite, receberá uma cota, desde que o CON ainda não tenha se classificado para nenhuma vaga de cota por meio do ranking olímpico, dos campeonatos continentais ou do campeonato mundial de 2023.

Veja os brasileiros no BMX em Paris 2024

Os brasileiros ainda estão disputando uma vaga nos Jogos Olímpicos.

Veja data e programação do BMX em Paris 2024

O BMX Racing será disputado no Estádio de BMX de Saint-Quentin-en-Yvelines, entre os dias 1 e 2 de agosto de 2024.

Entenda o formato do BMX em Paris 2024

Os eventos masculinos e femininos terão o mesmo formato das edições anteriores: oito atletas em cada bateria, em uma prova de volta única, em uma pista de tapete sintético com diversos obstáculos espalhados pelo perímetro. Primeiros serão realizadas as rodadas preliminares e depois a grande final.