Paris 2024: veja classificação do breaking para as Olimpíadas

Entenda como será feita a classificação para os Jogos Olímpicos e o formato de disputa da modalidade

Por Redação do ge — Paris, França


Mistura de esporte e arte, o breaking é a grande novidade do programa das Olimpíadas de Paris 2024. Após uma boa estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, os B-Boys e B-Girls, como são chamados os atletas, chegam ao palco principal para brigar pelas primeiras medalhas da história da modalidade. Veja como será a classificação do breaking para as Olimpíadas de Paris 2024.

Rato; B-boy; breaking; Uberlândia — Foto: Joana Nogueira/The Flying Tempo Project

Como funciona a classificação do breaking para Paris 2024

B-girl Toquinha no breaking de verão em 2022 — Foto: Divulgação/Fernando Souza

A nova modalidade vai contar com um total de 32 atletas, sendo 16 homens e 16 mulheres, respeitando uma cota máxima de dois B-Boys e duas B-Girls por Comitê Olímpico Nacional. A França, país-sede dos Jogos, já tem garantidas duas vagas - uma por gênero. Além disso, serão distribuídas mais quatro vagas de universalidade (duas por gênero).

Sendo assim, 26 vagas estarão disponíveis para a disputa. O critério principal para entrar na briga pela classificação é ter nascido até o dia 31 de dezembro de 2008.

Três competições vão definir os 26 atletas nos Jogos Olímpicos.

  1. Campeonato Mundial de 2023 - Os vencedores (um por gênero) carimbam passaporte para Paris 2024. O torneio vai acontecer na Bélgica nos dias 23 e 24 de setembro.
  2. Jogos continentais/Campeonatos continentais (classificatório continental) - Cinco torneios ao redor mundo vão definir 10 vagas (vencedor masculino e feminino de cada). Continental Africano: 6 e 7 de maio (Marrocos) / Continental Europeu: 26 e 27 de junho de 2023 (Polônia) / Continente Asiático: 23 de setembro a 8 de outubro de 2023 (China) / Jogos Pan-Americanos, Chile: 3 e 5 de novembro / Continental da Oceania: Data e local a definir
  3. Série de classificatórios olímpicos (SCO) - A última etapa classificatória vai acontecer de março a junho de 2024 em local ainda não definido. As 14 vagas restantes serão decididas nesta fase.

Veja os brasileiros no breaking em Paris 2024

Breaking do Verão 2023

O time brasileiro vai ter muita chance para se classificar. A seleção conta com 16 nomes para competir o mundial. Toquinha, Drika, Pekena, Nathalia, Karolzinha, Mini Japa, Itsa e Maia são as representantes femininas. Entre os homens estão: Dinho, Luan San, Flash, Kapu, Ratin, Kley, Rato e Bart.

Veja data e programação do breaking em Paris 2024

Breaking — Foto: Little Shao/ Red Bull Content Pool

A competição de breaking acontece nos dias 9 e 10 de agosto na Place de la Concorde. O local será o epicentro dos esportes urbanos durantes os Jogos, contando também com as competições de BMX freestyle, skate e basquete 3x3.

Entenda o formato do breaking em Paris 2024

Jéssika Andrade, Pekena, breaking — Foto: Bruno Terena / Red Bull Content Pool

A disputa do breaking em Paris 2024 consistirá em confrontos individuais. Os 16 B-Boys e as 16 B-Girls vão participar de disputas solo para definir os primeiros medalhistas do esporte nas Olimpíadas. Serão dois eventos: masculino e feminino.