Izabela Silva alcança índice para as Olimpíadas no lançamento de disco

Finalista olímpica de Tóquio, brasileira bate recorde pessoal e entra para o top-10 da temporada com marca na etapa de Shanghai da Diamond League

Por Redação do ge — Shanghai, China


O Brasil garantiu mais uma vaga no atletismo das Olimpíadas de Paris. Neste sábado, Izabela Silva conquistou o índice olímpico do lançamento do disco ao lançar a 64,66m, na etapa de Shanghai da Diamond League, terminando na quarta posição. A marca mínima de classificação é 64,50m. Foi a melhor marca da carreira da brasileira de 28 anos, finalista olímpica nos Jogos de Tóquio e campeã dos Jogos Pan-Americanos no ano passado.

Izabela Silva conquista índice no lançamento do disco para as Olimpíadas de Paris

Com o desempenho na China, Izabela se igualou a Fernanda Martins como a segunda melhor marca da história do Brasil no lançamento do disco. Andressa Morais é a recordista, com 65,34m de 2019.

Jogos de Tóquio: brasileira Izabela da Silva avança no lançamento de disco — Foto: REUTERS/Dylan Martinez

A marca em Shanghai colocou a brasileira no top-10 da temporada. Ela tem no momento o 10º melhor lançamento do ano. Assim, Izabela vai chegar a Paris como candidata a ser finalista olímpica novamente. Em Shanghai, ficou atrás apenas da americana Valarie Allman (69,86m), da chinesa Bin Feng (67,11m) e da cubana Yaimé Pérez (65,59m).

- Desde o início da temporada, o objetivo é aproveitar ao máximo todas as competições e os treinos para tentar melhorar o resultado. Meu plano é buscar novamente a final olímpica, que inclusive será no dia do meu aniversário, assim como em Tóquio, no dia 2 de agosto. Com certeza, ir à final seria o meu maior presente e uma honra - disse Izabela.

Izabela é a 13ª atleta do Brasil a conquistar índice para as Olimpíadas e só não estará na delegação verde-amarela em Paris caso três brasileiras superem sua marca de 64,66m. O Brasil está garantido em 11 provas nos Jogos, dez individuais e a maratona de revezamento da marcha atlética.