TIMES

Por Redação do ge — Goiânia


A primeira fase do Campeonato Goiano terminou com oito clubes classificados para as quartas de final, dois clubes eliminados e dois rebaixados. A partir de agora, os confrontos serão em mata-mata até a grande decisão. Além do título, muita coisa ainda estará em jogo para todas as equipes, e o ge lista a seguir.

Última rodada do Goianão tem confusão e muitos golaços no interior

Última rodada do Goianão tem confusão e muitos golaços no interior

A pontuação da primeira fase ainda será levada em consideração para definir os mandos de campo não só nas quartas de final, como também na semifinal e na grande decisão. Além disso, a classificação geral com a pontuação de cada fase ainda vai definir os classificados para a Copa do Brasil e para a Série D do ano que vem.

Confrontos das quartas de final:

  • Goiás x Goiânia
  • Vila Nova x Goianésia
  • Atlético-GO x Goiatuba
  • Anápolis x Aparecidense

* Times à esquerda decidem em casa

* Jataiense e Crac foram eliminados

* Morrinhos e Iporá estão rebaixados.

Em relação ao Campeonato Brasileiro, a situação de Atlético-GO (Série A), Goiás (Série B), Vila Nova (Série B) e Aparecidense (Série C) está definida. O Estado tem três vagas para a Série D do ano que vem, que serão disputadas entre Anápolis, Goiatuba, Goianésia e Goiânia.

Anápolis (17 pontos) e Goiatuba (16 pontos) largam à frente de Goianésia (13 pontos) e Goiânia (12 pontos). Portanto, pontuar nos jogos das quartas de final é muito importante para todas as equipes mesmo em caso de eliminação. A tendência é que a última vaga na Série D do ano que vem fique entre Goianésia e Goiânia.

A chance maior de classificação para as competições nacionais é avançar para a semifinal e se garantir pelo menos entre os quatro primeiros colocados (a pontuação geral servirá como critério de desempate apenas para clubes eliminados na mesma fase).

Aparecidense derrotou o Goiânia no último domingo — Foto: Comunicação / Aparecidense

Em relação à Copa do Brasil, Goiás, Vila Nova e Atlético-GO estão bem encaminhados para as vagas do ano que vem. Se passarem para a semifinal, os três clubes provavelmente vão garantir a vaga, pois a diferença para os demais na classificação geral é grande – o Atlético-GO, terceiro colocado, tem oito pontos a mais que o Anápolis, quarto colocado.

Goiás, Vila e Atlético-GO brigariam entre si na pontuação geral por uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem apenas se outro clube se classificasse para a decisão do Campeonato Goiano.

Os três times, que terminaram nas primeiras posições, estão separados por apenas dois pontos. A pontuação geral entre eles vai definir o mando de campo na semifinal e também na decisão caso eles se enfrentem nestas fases.

Ou seja, o Goiás, que terminou na liderança, ainda não tem o mando de campo garantido no último jogo porque pode ser ultrapassado por Vila ou Atlético-GO. O time esmeraldino poderia, por exemplo se classificar contra o Goiânia, com quatro, três ou até mesmo dois pontos, enquanto os rivais podem fazer seis pontos se vencerem os dois jogos das quartas de final.

O mesmo raciocínio vale para o próprio Goiás, que pode abrir ainda mais distância na liderança da classificação geral do campeonato e garantir o mando de campo no último jogo se Vila e Atlético-GO perderem pontos em suas partidas.

Veja também

Mais do ge