TIMES

Por Eduardo Rodrigues — São Paulo


Veja os principais lances de Estêvão, do Palmeiras, na vitória contra o Bragantino

Veja os principais lances de Estêvão, do Palmeiras, na vitória contra o Bragantino

Dos 61,5 milhões de euros (R$ 358 milhões) da venda de Estêvão para o Chelsea, da Inglaterra, o Palmeiras tem a possibilidade de faturar cerca de R$ 96,13 milhões por meio de metas esportivas previstas no acordo.

O ge apurou que esses bônus são considerados "fáceis" de serem atingidos. Foram justamente essas cláusulas os últimos detalhes a serem fechados na negociação, sacramentada neste sábado. O Chelsea cedeu, e a transferência foi confirmada - Estêvão vai para a Inglaterra em julho de 2025, depois do Mundial de Clubes.

As principais metas e que já atingem quase 70% do valor possível são o número de jogos e o prêmio de melhor jogador com menos de 21 anos da Europa, o "Golden Boy".

Estêvão comemora o terceiro gol do Palmeiras contra o Atlético-MG — Foto: Gilson Lobo/AGIF

Veja como são as duas metas:

  • Estêvão precisa entrar em campo em pelo menos 70 jogos no período de duas temporadas com a camisa do Chelsea. Na últimas duas, por exemplo, o clube inglês fez 101 partidas.
  • Já no prêmio individual, o garoto terá três temporadas para conseguir o troféu "Golden Boy", uma vez que vai se transferir aos 18 anos e é elegível para concorrer até os 21.

As outras metas são referentes a gols e conquistas coletivas. Os valores exatos de cada gatilho ativado não são revelados.

O Palmeiras queria que a negociação fosse diferente da que envolveu Endrick. Nas conversas com o Real Madrid, o Verdão não teve muito poder para brigar por metas mais simples e considera que algumas delas são quase impossíveis de serem atingidas.

Impossível segurar

Além dos bônus pelas metas mais simples, o Palmeiras também teve êxito em segurar Estêvão até a disputa do Mundial de 2025, no meio do ano que vem. O garoto completa 18 anos em abril e já poderia fazer suas malas para se transferir, mas o Verdão conseguiu o adiamento.

A vontade do clube era tê-lo no elenco por mais tempo, mas a avaliação interna é de que seria praticamente impossível segurá-lo. Um das questões foi a legislação do futebol brasileiro, que permite um contrato de três anos com atletas menores de 18 anos.

Craque do Palmeiras, Estevão deu primeiros toques na bola no interior de SP

Craque do Palmeiras, Estevão deu primeiros toques na bola no interior de SP

O primeiro contrato profissional de Estêvão foi em abril de 2023, quando ele completou 16 anos. Caso o Palmeiras não o negociasse neste ano, ele poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe ao fim de 2025 e sairia de graça.

Além disso, o valor pago pelo Chelsea é muito superior à multa rescisória. Quando assinou o contrato profissional, Estêvão teve estipulado o valor de 45 milhões de euros para clubes do exterior.

Os 61,5 milhões de euros oferecidos pelo clube inglês, portanto, superaram as expectativas do Verdão, que não teve como recusar a proposta.

Caso as metas sejam atingidas, Estêvão deve se tornar a maior venda da história do futebol brasileiro em números absolutos.

Estêvão em ação no duelo do Palmeiras com o Botafogo-SP — Foto: Thiago Calil/AGIF

+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge

Veja também

Mais do ge