TIMES

Por Bárbara Mendonça — Rio de Janeiro


Confira a confusão após a partida Fluminense X Atlético-GO

Confira a confusão após a partida Fluminense X Atlético-GO

Capitão do Fluminense, Felipe Melo será denunciado pela procuradoria do STJD pelo empurrão no assessor de imprensa do Atlético-GO, em derrota de virada por 2 a 1, neste sábado, no Maracanã. O processo será formalizado nos próximos dias. Ao ge, o procurador-geral Ronaldo Piacente disse que o zagueiro pode ser enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que cita a prática de "agressão física durante a partida".

A pena prevê suspensão de quatro a 12 partidas. O texto cita, como exemplos da infração, "desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem" e "desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido". A informação foi divulgada pelo UOL e confirmada pelo ge.

Súmula relata expulsão de Felipe Melo em derrota do Flu — Foto: Reprodução

Depois de sair na frente no placar com Ganso, o Tricolor sofreu a virada nos acréscimos do segundo tempo, e o jogo terminou em confusão (veja no vídeo acima) após Felipe Melo empurrar o assessor de imprensa do adversário. Na súmula, o árbitro Gustavo Ervino Bauermann justificou o vermelho como "conduta violenta".

- Culpado de conduta violenta. Informo que expulsei de forma direta o atleta Felipe Melo, da equipe do Fluminense, n° 30, após o término da partida e fora do campo de jogo, por atingir com um empurrão de forma violenta nas costas o assessor de imprensa da equipe do Atlético Goianiense, que após o ato veio a cair ao solo, e assim gerando um tumulto generalizado. Informo que o atleta expulso teve que ser contido pelos seus companheiros - diz a súmula.

Fluminense 1 X 2 Atlético-GO | Melhores Momentos | Brasileirão 2024

Fluminense 1 X 2 Atlético-GO | Melhores Momentos | Brasileirão 2024

O clima tenso nas arquibancadas também contagiou o campo. Depois do apito final, enquanto a torcida vaiava, o empurrão de Felipe Melo no assessor do Atlético-GO iniciou confusão generalizada entre jogadores e integrantes das comissões técnicas dos dois times. O zagueiro do Fluminense foi expulso.

Torcida do Fluminense protesta contra jogadores — Foto: Reprodução

O livro de regras do futebol aponta conduta violenta "quando um jogador usa ou tenta usar força excessiva ou brutalidade contra um adversário quando não está disputando a bola, ou contra um companheiro de equipe, um membro da comissão técnica, um membro da equipe de arbitragem, um espectador ou qualquer outra pessoa, independentemente de haver contato físico."

O conceito também se aplica "quando um jogador que não estiver disputando a bola atingir deliberadamente um adversário ou qualquer outra pessoa na cabeça ou no rosto com a mão ou o braço, a não ser que a força empregada seja insignificante."

Felipe Melo, do Fluminense, empurrando um assessor do Atlético-GO por trás após levar a virada — Foto: Reprodução

O Fluminense está na zona de rebaixamento com seis pontos conquistados em nove rodadas. A equipe só venceu um jogo neste Brasileirão, contra o Vasco, na terceira rodada. São seis jogos sem vencer na competição.

Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge