TIMES

Por Davi Barros, Gustavo Garcia e Marcello Neves — Rio de Janeiro


O Fluminense iniciou a sua pré-temporada para 2024 na última quarta-feira com uma ausência: Kauã Elias. Mesmo com o elenco que disputará as rodadas iniciais do Campeonato Carioca recheado de atletas das categorias de base, uma das maiores joias do Tricolor não esteve presente — e também não está inscrito na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mas o que aconteceu? De acordo com apuração do ge, um imbróglio por conta de sua renovação é o problema.

Veja os gols de Kauã Elias, do Fluminense, no Mundial Sub-17

Veja os gols de Kauã Elias, do Fluminense, no Mundial Sub-17

Kauã Elias, de 17 anos, iniciou nesta quinta-feira treinos na academia em Xerém e postou nas redes sociais. Ele tem contrato até o final de 2026 e multa rescisória para o exterior de R$ 280 milhões. Porém, como está no seu primeiro vínculo profissional, o salário ainda é condizente com base. A renovação se arrasta por meses devido a exigências do estafe do atacante, que pede valores muito acima dos considerados normais pelo Fluminense.

Kauã Elias em treino no Fluminense — Foto: Reprodução

Outra exigência envolve os direitos econômicos do atleta: enquanto o Fluminense prefere ceder 10%, seguindo o padrão de outras renovações, o estafe de Kauã Elias quer 30%. A informação foi divulgada pelo jornalista Victor Lessa e confirmada pelo ge.

A reportagem conversou com pessoas próximas ao caso, que deram versões diferentes sobre o tema. A que mais chama atenção é a do próprio Kauã Elias. Nas redes sociais, o atacante curtiu postagens que criticam o imbróglio entre seus agentes e a diretoria. Versão que ele tem confidenciado para alguns amigos.

Kauã Elias — Foto: Reprodução

Já a diretoria do Fluminense vê a questão como algo pequeno e acredita que novas reuniões irão selar o negócio. Ela se apega ao contrato longo de Kauã Elias, válido até o final de 2026, para chegar a um valor aceitável. Isso faz com que o clube não fique refém das exigências.

Kauã Elias atuou pelo time profissional do Fluminense no jogo contra o The Strongest, na altitude de La Paz, no jogo da fase de grupos da Conmebol Libertadores, em que o Fluminense terminou campeão. Ele também foi destaque do Sul-Americano Sub-17 do Brasil, em que foi um dos artilheiros com cinco gols.

Kauã Elias comemora um gol pelo Fluminense Sub-17 — Foto: Marina Garcia / Fluminense FC

Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge