TIMES

Por Guilherme Macedo — de Belo Horizonte


Marlon foi julgado pela 2ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD ) e foi punido, por unanimidade, com um jogo de punição pela expulsão contra o São Paulo, no dia 2 de junho, após entrada forte em Calleri (assista no vídeo abaixo). Como cumpriu suspensão no jogo seguinte, contra o Cuiabá, ele está liberado para atuar — vale lembrar que foi expulso contra o Bahia e, por isso, está fora contra o Athletico, nesta quarta, e fica à disposição contra o Flamengo.

Veja o cartão vermelho direto de Marlon  contra o São Paulo

Veja o cartão vermelho direto de Marlon contra o São Paulo

O jogador foi denunciado pela Procuradoria do STJD no Artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre “praticar jogada violenta”, e poderia pegar até seis jogos de suspensão. A pena máxima foi solicitada pela procuradoria.

Marlon participou da sessão, de forma online. Reconheceu a justiça da expulsão — como havia feito ainda no Morumbis — mas citou histórico de poucas punições disciplinares em campo.

— Não tenho, no histórico, nenhum tipo de entrada violenta, e eu fui punido justamente. Na última edição do Brasileiro, sofri apenas seis amarelos, mesmo como defensor, e fiquei apenas duas partidas fora. Não tive nenhuma expulsão. Sendo defensor, isso mostra que não tenho caráter duvidoso em campo. Mas, nessa expulsão, o árbitro agiu de maneira correta.

Michel Assef Filho, advogado responsável pela defesa do Cruzeiro, ressaltou que houve disputa de bola no lance e pediu absolvição do jogador. Os procuradores, no entanto, votaram pela punição de uma partida, sem conversão em advertência, ressaltando a importância da presença de Marlon no julgamento. Presidente da sessão, Carlos Eduardo Cardoso explicou a decisão da 2ª Comissão.

— Ele perde o domínio, tenta recuperar, quer ganhar velocidade e achou carrinho como solução, mas comete a falta. A imprudência está configurada. Saudando o comportamento do atleta, logo em seguida, e com seus depoimentos, além da presença aqui, em sinal de respeito à Comissão. Proclamo o resultado: o atleta Marlon, do Cruzeiro, por unanimidade, está punido com uma partida de suspensão.

Diante do São Paulo, Marlon levou vermelho direto, aos 38 minutos do primeiro tempo, após entrada dura em Calleri. Em campo, o árbitro deu amarelo, mas foi chamado no monitor do VAR e reavaliou a decisão. Após o jogo, Marlon achou justa a expulsão e se desculpou com o atacante argentino.

Contra o Bahia, no domingo passado, a expulsão de Marlon aconteceu aos 24 do primeiro tempo, após atingir a canela de Gilberto com a sola do pé. Em função da proximidade entre as duas punições com vermelho, o lateral admitiu esperar, além da suspensão que será cumprida contra o Athletico, uma punição por parte da diretoria do Cruzeiro.

Marlon é expulso durante São Paulo x Cruzeiro — Foto: Marcos Ribolli

Marlon é titular absoluto do Cruzeiro desde o início do Campeonato Brasileiro do ano passado. O lateral-esquerdo acumula 67 jogos, quatro gols e cinco assistências vestindo a camisa celeste. No fim do ano passado, renovou contrato até o final de 2026.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

Veja também

Mais do ge