TIMES

Por Redação do ge — de Belo Horizonte


As movimentações de mercado do Cruzeiro estão esquentando, principalmente com a definição de alvos prioritários em posições buscadas. Mas há uma dificuldade maior encontrada pelo clube: a posição de atacante que atue pelo lado do campo, considerada escassa no mercado.

Cruzeiro acerta a contratação de Walace, da Udinese

Cruzeiro acerta a contratação de Walace, da Udinese

O Cruzeiro trata a posição como prioridade, dentro do que considera de elenco para o segundo semestre, mas não tem sido fácil encontrar possibilidades no mercado. Justamente por isso, o clube fez propostas por Júnior Santos, do Botafogo, e Dudu, do Palmeiras, em moldes considerados "fora do padrão".

No mês passado, o clube ofereceu 5 milhões de euros - e disposto a subir a oferta - por Júnior Santos, que completa 30 anos em outubro. O Botafogo não quis sequer ouvir a oferta, e o Cruzeiro voltou ao mercado.

Há dez dias, o Cruzeiro evoluiu nas conversas com Dudu, ouviu o ok do atacante, acertou-se com o Palmeiras e anunciou a contratação, que melou por conta da não assinatura do jogador. O clube pagaria mais de R$ 20 milhões pelos direitos econômicos e assinaria por quaro anos com o jogador de 32 anos. O salário seria um dos maiores do Brasil.

Uma situação que dificulta a busca do Cruzeiro é que o mercado interno, além de não oferecer muitas opções para a posição, conta com o fato de que a janela só abrirá em julho. Com isso, os clubes não têm possibilidade de reposição, além de que as peças titulares das equipes já chegaram a sete jogos na Série A, o que impossibilita atuar por outro time no torneio.

Desta forma, o clube monitora o exterior, mas sabendo que também haveria de fazer grande investimento para buscar uma peça, seja na América do Sul ou em outros mercados. A escassez faz com que a posição seja a que tem conversas mais lentas entre aquelas que são buscadas pela SAF de Pedro Lourenço.

No meio deste cenário, o Cruzeiro buscou dois jogadores que são centroavantes de ofício, mas que têm atuado em outras funções do ataque. Kaio Jorge, que teve a polivalência destacada por Cuca e Fernando Diniz nos tempos de Santos, atuou em vários momentos como homem de lado de campo na Salernitana, da Itália.

O mesmo aconteceu com Lautaro Díaz vestindo a camisa do Del Valle, no Equador. O argentino chega para ser opção em mais de uma posição, podendo atuar, por exemplo, pelo lado direito, para onde há poucas alternativas no atual elenco, ou até como segundo atacante.

Além de ter anunciado Cássio, Jonathan Jesus, Kaio Jorge e Lautaro, o clube tem alvos principais definidos para a zaga e para o meio-campo: Yerri Mina e Matheus Henrique, que disputaram a última temporada no futebol italiano. O volante chegará a Belo Horizonte na próxima semana para exames e assinatura do contrato. O clube também acertou com o volante Walace, da Udinese.

Paulo Pelaipe e Mattos — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Arthur Gomes, que ficou fora do time nos últimos jogos por desgaste muscular, é titular absoluto pelo lado do ataque. A posição ainda conta com as opções de Gabriel Veron, Rafael Bilu (que volta após um ano afastado por lesão) e dos garotos Robert e João Pedro.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

Veja também

Mais do ge