TIMES

Por José Edgar de Matos — São Paulo


Relembre as maiores defesas de Cássio no Corinthians

Relembre as maiores defesas de Cássio no Corinthians

A era Cássio no Corinthians terminou com acontecimentos marcantes para ambos os lados (atleta e clube). Depois de 12 anos, nove títulos e incontáveis histórias, a reportagem do ge cita 12 momentos, em referência ao número imortalizado pelo goleiro no Timão.

Em tanto tempo, Cássio colecionou casos gloriosos ao mesmo tempo em que viveu turbulências durante a longa passagem de 712 jogos com a camisa do Corinthians.

Relembre alguns dos principais atos do goleiro, que estreou em 28 de março de 2012, em vitória por 1 a 0 sobre o XV de Piracicaba.

Cássio com a taça da Libertadores em 2012 — Foto: Photo by Buda Mendes/LatinContent via Getty Images

“Gigante, Cássio!”

Relembre o título do Corinthians no Mundial de Clubes de 2012

Relembre o título do Corinthians no Mundial de Clubes de 2012

A expressão “gigante” para se referir a Cássio se tornou inesquecível na voz de Galvão Bueno naquela manhã de 16 de dezembro de 2012. Ali foi o grande ato do goleiro com a camisa do Corinthians: a vitória por 1 a 0 na final do Mundial de Clubes contra o Chelsea.

Moses, Fernando Torres, Cahill...todos pararam em uma das atuações mais inspiradoras de um goleiro brasileiro neste tipo de competição. Logo no primeiro ano, Cássio se tornara imortal para a Fiel, que comemorou o bicampeonato do mundo no Japão.

Cartão de visitas

Veja defesas de Cássio contra o Emelec em 2012

Veja defesas de Cássio contra o Emelec em 2012

O Mundial serviu para consagrar Cássio, mas a confiança de que se tratava de um goleiro diferente surgiu na estreia pela Conmebol Libertadores. Ainda com a camisa 24, o goleiro assumiu a condição de titular em um difícil duelo contra o Emelec, pela fase oitavas de final. Foi ele um dos grandes responsáveis por assegurar o 0 a 0.

Seis segundos para a história

Diego Souza perde gol cara a cara com Cássio

Diego Souza perde gol cara a cara com Cássio

Cássio observou Diego Souza bloquear Alessandro e correr por seis segundos até finalizar a bola cara a cara. O contexto era totalmente desfavorável, mas o goleiro parou a estrela do Vasco para sustentar o 0 a 0 e explodir o Pacaembu; o Corinthians avançou para a semifinal da Libertadores posteriormente, com gol de Paulinho. Talvez essa seja "A" defesa do Gigante com a camisa alvinegra.

Último título

Cássio levanta a taça de campeão paulista — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

Cássio se despede do Corinthians com nove troféus. O último deles ocorreu em 2019, com direito a vitória em clássico. O tricampeonato do Paulistão veio em vitória sobre o São Paulo e com o goleiro erguendo o troféu como capitão, diante de uma Neo Química Arena completamente lotada.

Jogo 700

Corinthians posta vídeo em homenagem aos 700 jogos do goleiro Cássio com a camisa do clube

Corinthians posta vídeo em homenagem aos 700 jogos do goleiro Cássio com a camisa do clube

O ano da despedida do Corinthians também significou uma marca histórica para Cássio. No clássico contra o Santos pelo Campeonato Paulista, o goleiro chegou a 700 jogos com a camisa alvinegra. A homenagem ocorreu no CT e em Itaquera, dias depois.

Posição ameaçada

Walter foi a grande sombra e Cássio antes da chegada de Carlos Miguel — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Se Cássio deixa o Corinthians como reserva de Carlos Miguel, o camisa 12 teve a posição anteriormente ameaçada na temporada 2016. Na época, Walter ganhou uma sequência de partidas, porém se machucou e cedeu novamente espaço para o ídolo corintiano.

Quase adeus para a Turquia

Essa situação com Walter ocorreu meses depois de Cássio quase deixar o clube para atuar na Europa. O Besiktas, da Turquia, chegou a se acertar com o goleiro, mas não chegou a um acordo financeiro com o Corinthians, que segurou o camisa 12 no início de 2016.

Partiu, Copa

Série Copa: veja o perfil do goleiro Cássio

Série Copa: veja o perfil do goleiro Cássio

Foi o desempenho no Corinthians que levou Cássio para a maior competição do futebol mundial, e justamente com o treinador com quem viveu as maiores glórias nos tempos de Parque São Jorge. Tite levou o camisa 12 para ser o terceiro goleiro do Brasil na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A seleção caiu nas quartas de final para a Bélgica, em tentativa frustrada de chegar ao hexa.

Sincerão

Cássio desabafou depois da derrota para o Argentinos Juniors — Foto: Agif

Fora das quatro linhas, Cássio se notabilizou por esbanjar sinceridade. Inclusive, o último grande causo do goleiro foi com os microfones. Em entrevista à ESPN na Argentina, pós-derrota para o Argentinos Juniors, o camisa 12 desabafou sobre a pressão recebida e se colocou à disposição para deixar a posição. Desde então, não jogou mais.

La Bombonera

Os pênaltis de Boca Juniors 0 (5) x (6) 0 Corinthians, pelas oitavas da Libertadores

Os pênaltis de Boca Juniors 0 (5) x (6) 0 Corinthians, pelas oitavas da Libertadores

A última participação importante do Corinthians na Libertadores contou com atuação decisiva de Cássio. O camisa 12 pegou dois pênaltis em La Bombonera, diante do Boca Juniors, e ajudou a classificar o Timão para as quartas de final do torneio de 2022.

Mosaico para chamar de seu

Cássio ganha homenagem e Corinthians vence Botafogo em casa

Cássio ganha homenagem e Corinthians vence Botafogo em casa

Uma das demonstrações de carinho mais marcantes do torcedor com Cássio ocorreu em 2022, antes da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo. O goleiro se tornara uma partida antes o jogador da posição com mais jogos pelo clube (603) e ganhou um mosaico no jogo 604 para chamar de seu da Fiel Torcida. Para poucos.

Último grande ato

'Sul-Americana': Corinthians se classifica contra o Estudiantes

'Sul-Americana': Corinthians se classifica contra o Estudiantes

Foi na Argentina a última exibição com caráter épico de Cássio. Contra o Estudiantes, o goleiro teve grande atuação no tempo normal e ainda defendeu um pênalti para colocar o Timão na semifinal da Sul-Americana do ano passado.

+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge

Veja também

Mais do ge