TIMES

Por Sergio Santana — Rio de Janeiro


Após entrada em Messi, Bombito, do Canadá, é vítima de ofensas racistas

Após entrada em Messi, Bombito, do Canadá, é vítima de ofensas racistas

Moïse Bombito é alvo da Eagle Football, rede multi-clubes de John Textor. O zagueiro, titular do Canadá na Copa América, é visto com potencial pelos diretores e scouts da empresa. O provável destino, a curto prazo, ao que tudo indica, é o Botafogo, apesar de a tendência no futuro ser um acordo costurado visando o Lyon.

O nome do zagueiro partiu da Eagle. Apesar de ter 24 anos, o zagueiro está apenas no segundo ano como jogador profissional e tem somente 30 partidas pelo Colorado Rapids na carreira. Ele optou por finalizar a faculdade e entrou na liga americana via "Draft", mesmo sistema famoso no basquete e futebol americano. Por isso, se profissionalizou tarde.

Mesmo com pouco tempo de jogo, já chegou à seleção do Canadá e virou titular. A tendência, inclusive, é que ele inicie o jogo contra o Peru, às 19h (de Brasília) desta terça-feira, pela 2ª rodada da Copa América. Ele também foi titular diante da Argentina, na estreia da competição.

A avaliação da Eagle é que Bombito é um jogador de potencial, mas que ainda precisa ser lapidado. Foi feita a sugestão de que ele fosse enviado ao Botafogo. A diretoria considerou o jogador interessante.

Moïse Bombito — Foto: David J. Griffin/Icon Sportswire via Getty Images

O problema é a barreira da língua: Bombito só fala francês e inglês, os dois idiomas oficiais do Canadá. Sem dominar português, a parte da comunicação pode ser um problema inicialmente no dia a dia. Se confirmada a transferência, o defensor fará curso para conseguir se comunicar no Brasil.

A negociação está em status avançada. Bombito já acertou salários com diretores da Eagle Football - falta o acordo com o Colorado Rapids -, e talvez nem retorne para a MLS após o fim da Copa América. A transferência seria diretamente para o Botafogo, sem um tempo pré-definido de ida para o Lyon, que o observaria de perto.

A velocidade e tempo de recuperação pelo chão são as principais qualidades do jogador. Destro, ele também já atuou como lateral pelo vigor físico.

Zagueiro é uma das posições consideradas como prioridade pela diretoria do Alvinegro para a próxima janela. A chegada do canadense não descartaria a contratação de um nome mais "badalado", uma vez que, inicialmente, o atleta do Colorado Rapids chegaria para compor o elenco.

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge