TIMES

Por Jéssica Maldonado e João Guerra — Rio de Janeiro


Veja todos os gols feitos pelo Botafogo no Brasileirão de 2024

Veja todos os gols feitos pelo Botafogo no Brasileirão de 2024

O Botafogo tem bom começo de Campeonato Brasileiro e está na briga pela liderança e o título. Veja como o time de Artur Jorge chegou aos gols, como foram os gols sofridos e os jogadores mais usados nas escalações iniciais.

Campanha

  • São 10 jogos, seis vitórias, dois empates, duas derrotas e 20 pontos conquistados. Foram 17 gols marcados e nove sofridos.
  • Comparativo com 2023: nos primeiros 10 jogos do ano passado, o time teve oito vitórias e dois empates, com 24 pontos. 18 gols feitos e sete sofridos. Em 2024, o Botafogo teve um gol marcado e quatro pontos a menos e dois gols sofridos a mais.

Ataque

Dos 17 gols do Botafogo no Brasileirão, 15 aconteceram com bola rolando, um em cobrança de pênalti e um de falta direta. Apesar de ter sido uma marca da equipe no ano passado, o Botafogo não marcou nenhum gol a partir contra-ataque até agora.

  • 15 aconteceram em finalizações dentro da área - seis aconteceram a partir de jogadas aéreas (todos escanteios)
  • 2 em finalizações de fora da área (um em cobrança de falta direta)
  • Um gol a partir de marcação com pressão no campo de ataque

Dos gols com bola rolando, dez aconteceram com o último passe (assistência) pelo lado direito do campo, dois pelo centro e três pelo lado esquerdo.

Botafogo comemora gol sobre o Athletico-PR — Foto: Vitor Silva / Botafogo

Artilharia e assistências

Danilo Barbosa e Júnior Santos são os artilheiros do time - cada um com três gols. Tiquinho Soares, Savarino e Bastos estão logo atrás, com dois gols.

Júnior Santos, Luiz Henrique, Marlon Freitas e Diego Hernández são os líderes em assistências. Cada um serviu os companheiros duas vezes até agora.

Veja todos os gols sofridos pelo Botafogo no Brasileirão de 2024

Veja todos os gols sofridos pelo Botafogo no Brasileirão de 2024

Defesa

A maioria dos nove gols sofridos foi de bola aérea, e com o último passe ou rebatida antes da finalização pelo direito da defesa. Veja o detalhamento abaixo.

  • Quatro aconteceram a partir de jogadas aéreas
  • Dois de contra-ataques
  • Um a partir de marcação com pressão no campo de ataque
  • Um de pênalti

Dos gols de bola rolando, cinco surgiram com o último passe pelo lado direito da defesa e três pelo esquerdo.

Nas rebatidas, Lucas Halter é o líder, com média de sete por jogo. Na sequência vem Bastos, com seis. Cuiabano é quem tem a melhor média de desarmes, com 1,83 por jogo. Gregore vem logo atrás com 1,56 por partida.

ge Botafogo projeta calendário com Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão

ge Botafogo projeta calendário com Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão

Escalações

O time que entrou em campo no jogo da primeira rodada, na derrota por 3 a 2 para o Cruzeiro, teve: Gatito; Mateo Ponte, Lucas Halter, Bastos e Marçal; Marlon Freitas, Gregore, Luiz Henrique e Jeffinho; Júnior Santos e Tiquinho.

Com desfalques no último jogo, Artur Jorge começou o duelo com o Athletico-PR com: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Óscar Romero e Tchê Tchê; Eduardo e Júnior Santos.

Os jogadores mais utilizados entre os 11 iniciais nesse período foram: Bastos (10), Júnior Santos (9), Lucas Halter, Marlon Freitas e Luiz Henrique (8), John (7), Tchê Tchê, Danilo Barbosa e Damián Suárez (6).

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge