TIMES

Por Bruno Cassucci — Doha, Catar


Como se estivesse numa corrida de 100 metros, Mbappé agachou-se, posicionou uma das pernas para trás e deixou o outro pé encostado na linha de meio de campo do Estádio Lusail, aguardando o apito do árbitro para largar em disparada.

A França deu a saída na final da Copa contra a Argentina e, de imediato, buscou seu craque com um lançamento para a ponta esquerda. Se havia um caminho para ganhar o tricampeonato mundial, ele passava pelos pés do camisa 10.

Artilheiro, mas vice-campeão: relembre a trajetória de Mbappé na Copa do Mundo de 2022

Artilheiro, mas vice-campeão: relembre a trajetória de Mbappé na Copa do Mundo de 2022

Porém, assim como no primeiro lance do jogo, no qual Mbappé não conseguiu dominar e deixou a bola sair pela linha lateral, os 85 minutos seguintes não andaram bem para ele e a seleção. A primeira finalização francesa saiu aos 22 do segundo tempo. A do atacante, aos 30.

Mas tempo nunca foi problema para Mbappé, que ganhou sua primeira Copa com apenas 18 anos e, aos 23, saboreia o amargo gosto do vice. Em apenas 94 segundos, ele marcou duas vezes diante da Argentina, recolocou a França no jogo e transformou o duelo em Doha numa das maiores finais da história.

Artilheiro Kylian Mbappe com a chuteira de ouro da Copa do Mundo — Foto: REUTERS/Carl Recine

Até aquele momento, Mbappé não era o protagonista que se esperava, nem mesmo um mero coadjuvante. Fazia figuração na ponta esquerda do ataque, sendo pouco acionado graças à forte marcação feita pela Argentina, que deslocou De Paul para dar suporte a Molina por aquele setor.

O camisa 7 adversário, aliás, tentou tirar o craque francês do sério no começo do jogo, durante atendimento médico ao goleiro Lloris. Com leves toques no peito, foi empurrando o atacante para trás, mas o máximo que conseguiu arrumar foi uma cara feia dele.

Mbappe desolado após derrota na final da Copa do Mundo — Foto: Reuters

Percebendo que o jogo da sua equipe não fluía, o técnico Didier Deschamps fez duas mudanças ainda no primeiro tempo e deslocou Mbappé para o centro do ataque. Também não funcionou e, logo nos minutos iniciais da etapa final, o camisa 10 voltou para seu habitat natural.

Foi dali que o craque iniciou a revolução francesa na final, com dois gols em menos de dois minutos. O primeiro, de pênalti, o colocou na lista dos poucos jogadores que conseguiram marcar em duas decisões de Mundial, ao lado de Vavá, Pelé, Breitner e Zidane.

O segundo - uma pintura - em chute de primeira, na entrada da área, o fez assumir a artilharia da Copa do Catar. Já era enorme, mas ainda havia muita história a escrever...

Aos 36 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Kylian Mbappe da França contra a Argentina

Aos 36 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Kylian Mbappe da França contra a Argentina

Mbappé assumiu seu papel de protagonista e passou a infernizar a defesa argentina, com dribles e arrancadas.

Na prorrogação, de novo de pênalti, alcançou outras marcas que vice-campeonato nenhum consegue apagar. Chegou a 12 gols em Copas, mesmo número que tem Pelé, e se tornou o segundo a fazer um hat-trick numa decisão, algo que só o inglês Geoff Hurst havia conseguido, em 1966. Também se isolou como maior goleador em finais de Copa.

Com a personalidade que mais parece a de um veterano, o atacante abriu a disputa de pênaltis e, mais uma vez, converteu sua cobrança.

No entanto, justamente em um dos maiores momentos de sua ainda curta carreira, Mbappé recebeu a dura lição de que a qualidade e a resiliência do futebol sul-americano não se subestimam. Na final deste domingo, o francês teve a comprovação de que sua tese, de que as seleções europeias estão em um nível acima das demais, não está correta.

Ainda novo, Mbappé tem muito tempo para aprender. E para seguir escrevendo novos capítulos na história das Copas, da qual ele já faz parte como um dos maiores.

Melhores momentos: Argentina 3 (4) X (2) 3 França pela final da Copa do Mundo 2022

Melhores momentos: Argentina 3 (4) X (2) 3 França pela final da Copa do Mundo 2022

Veja também

Mais do ge