TIMES

Por Alexandre Lozetti, Edgard Maciel de Sá e Tossiro Neto — Rostov, Rússia


Em 2014, o goleiro titular da Seleção precisou jogar no Toronto FC para se manter em atividade. Quatro anos depois, o dono do posto é disputado por grandes clubes (Real Madrid e Liverpool) e ajudou a Roma a chegar até a semifinal da última Liga dos Campeões. Esse é apenas um dos exemplos que mostram como o Brasil chega à Rússia com um time titular que vive melhor momento na carreira do que no último Mundial.

Neymar e Marcelo são dois dos três titulares que mantiveram suas posições de 2014; Thiago Silva é o outro — Foto: André Mourão / MoWA Press

A escalação escolhida por Tite para iniciar a Copa do Mundo conta com 11 jogadores que atuam em grandes clubes do futebol europeu. Uma realidade diferente de 2014. Na competição realizada no Brasil, além de Julio César (Toronto FC), outros dois titulares atuavam em equipes de menor expressão no Velho Continente: Luiz Gustavo (Wolfsburg) e Hulk (Zenit). E ainda havia um do futebol brasileiro: Fred, do Fluminense.

- Todo mundo vê o Brasil com outros olhos hoje. Os torcedores falam que a Seleção é a grande favorita para a Copa, mas nós, jogadores, sabemos que não é dessa maneira. Favoritismo é sempre complicado.

''Temos jogadores com potencial, um grupo muito forte, mas outras seleções possuem grandes elencos. A gente espera alcançar nossos objetivos com essa força'', frisou Willian, meia-atacante do Chelsea.

Quatro anos depois, a formação é composta por sete gigantes da Europa: Roma, Manchester City, Paris Saint-Germain, Internazionale, Real Madrid, Chelsea e Barcelona. Dentre eles, apenas a Inter não disputou a última edição da Liga dos Campeões (mas se classificou para a próxima edição). Todos os outros chegaram pelo menos às oitavas de final.

Brasil 2014 x Brasil 2018

  • Julio César-Alisson: Toronto FC x Roma
  • Maicon-Danilo: Roma x Manchester City
  • David Luiz-Miranda: Chelsea x Inter de Milão
  • Thiago Silva: PSG x PSG
  • Marcelo: Real Madrid x Real Madrid
  • Luiz Gustavo-Casemiro: Wolfsburg x Real Madrid
  • Fernandinho-Paulinho: Manchester City x Barcelona
  • Oscar-Philippe Coutinho: Chelsea x Barcelona
  • Hulk-Willian: Zenit x Chelsea
  • Neymar: Barcelona x PSG
  • Fred-Gabriel Jesus: Fluminense x Manchester City

O elenco atual ainda mistura jogadores jovens com veteranos no auge de suas carreiras. A temporada 2017/18 dos 23 convocados foi marcada por títulos (46 no total) e grandes campanhas.

- A Seleção passou por muitos altos e baixos depois da Copa de 2014. Hoje está bem madura, sabendo o que tem que fazer dentro de campo. Com a chegada do Tite, ele trouxe várias ideias com a comissão e a gente colocou isso nos treinamentos e jogos. O Brasil vive um momento muito bom, amadureceu bastante e está realmente pronto para disputar a Copa do Mundo - encerrou Willian.

— Foto: infoesporte

Veja também

Mais do ge