TIMES

Por Rodrigo Lois* — Teresópolis, Rio de Janeiro


Endrick tem 17 anos — completa 18 em 21 de julho —, mas é a principal esperança de gols do Brasil no Pré-Olímpico e um dos principais nomes do grupo. O precoce atacante do Palmeiras, que até já jogou pela seleção brasileira principal, vai disputar o seu primeiro grande torneio por equipe nacional de base.

Endrick chega ao treino na Granja Comary descalço, com as chuteiras nas mãos - Imagens: Alvaro Sant'Anna

Endrick chega ao treino na Granja Comary descalço, com as chuteiras nas mãos - Imagens: Alvaro Sant'Anna

Para mim, não tem essa de quem é o maior aqui. Todos têm a mesma expectativa, a mesma igualdade dentro da equipe. Tem ninguém maior do que ninguém. Como sempre falo, gosto de ser uma referência dentro do time. Desde quando eu jogava na base do Palmeiras, no sub-11. É uma coisa que eu gosto, de ter uma voz ativa, de ser um personagem. Mas não tem ninguém melhor do que ninguém aqui — comentou o atacante, ao ge, no primeiro dia da preparação para o Pré-Olímpico.

Sua única competição por seleção de base foi o Torneio de Montaigu, que acontece anualmente, em 2022. Aos 15 anos, ele liderou à seleção brasileira sub-17 ao título (que não vencia há 38 anos). Ainda foi eleito o melhor jogador e terminou como o artilheiro, com cinco gols.

— Foi um campeonato muito importante, não só para mim, mas para toda a equipe. O primeiro campeonato de muitos. Espero que o Pré-Olímpico também seja maravilhoso — disse.

Endrick tem 18 anos e já é uma dos principais nomes da seleção pré-olímpica — Foto: Joilson Marconne / CBF

Endrick chegou a ser convocado para seleções de base depois disso, mas o Palmeiras não o liberou. Com isso, nada de Sul-Americano, Jogos Pan-Americanos ou Mundial para o atacante.

A trajetória de Endrick nas categorias de base do Palmeiras, aliás, foi marcada pela rápida ascensão. Ele quase sempre jogou numa categoria — ou até mais — acima da sua idade. Foi campeão e craque da Copa São Paulo de Futebol Junior de 2022 aos 15 anos, por exemplo.

Números de Endrick pelo Palmeiras

Categoria Jogos Oficiais Gols
Sub-11 19 20
Sub-13 23 20
Sub-15 18 12
Sub-17 28 17
Sub-20 33 17
Profissional 60 17
Total 181 103

Endrick durante treino da seleção brasileira pré-olímpica na Granja Comary — Foto: Joilson Marconne / CBF

O Brasil não pode ficar fora das Olimpíadas. Todos estão satisfeitos com essa oportunidade de jogar pela seleção. Sei o tamanho que é jogar por essa seleção. "
— Endrick, atacante do Palmeiras e da seleção brasileira pré-olímpica

O cenário para ele nesta seleção pré-olímpica não é novidade. Endrick é mais do que dois anos mais novo do que o segundo mais jovem do grupo, o volante Andrey Santos, que nasceu em maio de 2004. Maturidade e força física que impressionaram a comissão técnica.

— Ele realmente demonstra em campo toda essa velocidade, essa força, essa intensidade. Bom que ele terminou o ano jogando pelo Palmeiras, isso aí traz uma base para nós. Impressiona pela dedicação, pela forma de atuar. A gente está muito contente. É um garoto muito novo, mas já tem o seu nível de experiência muito alto para poder colaborar — comentou Léo Cupertino, preparador físico da seleção brasileira.

Endrick fez 14 gols pelo Palmeiras em 2023. Ele e Gabriel Pec, do Vasco, são os atacantes da seleção pré-olímpica que mais balançaram as redes no ano passado.

Endrick trabalha com Marquinhos durante o treino da seleção pré-olímpica — Foto: Joilson Marconne / CBF

* Fred Huber também colaborou para esta matéria.

O Brasil no Pré-Olímpico 2024

O Brasil está no Grupo A do Torneio Pré-Olímpico de 2024, junto junto de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. O Grupo B tem Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.

A competição será disputada entre os dias 20 de janeiro e 11 de fevereiro, nas cidades de Caracas, Valencia e Barquisimeto, na Venezuela.

Confira o primeiro treino da seleção brasileira visando o Pré-Olímpico de 2024

Confira o primeiro treino da seleção brasileira visando o Pré-Olímpico de 2024

Na primeira fase, as cinco seleções de cada grupo se enfrentam, todos contra todos (uma vez). Os dois melhores de cada chave avançam para o quadrangular final, e as duas melhores seleções no geral se classificam para as Olimpíadas de Paris.

A seleção brasileira faz os quatro primeiros jogos em Caracas, no Estádio Brígido Iriarte. A estreia será no dia 23, contra a Bolívia. O segundo jogo é contra a Colômbia, no dia 26. Depois, contra o Equador no dia 29, e por fim contra a Venezuela no dia 1 de fevereiro.

Jogos da seleção pré-olímpica na primeira fase:

  • 23/1 - Bolívia x Brasil - 17h (horário de Brasília)
  • 26/1 - Brasil x Colômbia - 20h
  • 29/1 - Brasil x Equador - 17h
  • 1/2 - Venezuela - Brasil - 20h

Veja também

Mais do ge