TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, elogiou o trabalho do técnico Ramon Menezes com a seleção brasileira sub-23 durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. O Brasil conquistou a medalha de ouro do futebol masculino na noite de sábado, ao vencer o Chile na disputa por pênaltis.

Ramon Menezes aumentou prestígio na CBF após conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos — Foto: Lesley Ribeiro/CBF

A CBF quer cada vez mais profissionais com ideias diferentes e com o compromisso com a vitória, como o Ramon. Ele trabalhou muito para formar o grupo e está sendo recompensado com o título. Ele é um treinador novo e já mostrou que gosta de quebrar tabus — afirmou Ednaldo Rodrigues, através de comunicado oficial.

O presidente da CBF se referiu à conquista do Sul-Americano Sub-20, que o Brasil ganhou em fevereiro e encerrou 12 anos sem o título do torneio, e também à medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos — a última havia sido em Indianapolis-1987, ou seja, há 36 anos.

Essa foi a quinta medalha de ouro do Brasil na história do torneio masculino de futebol do Pan. As outras foram em 1963, 1975, 1979 e 1987.

Brasil foi campeão do futebol masculino nos Jogos Pan-Americanos de 2023 — Foto: Lesley Ribeiro / CBF

A seleção brasileira foi campeã invicta no Pan de Santiago. Na primeira fase, terminou na liderança do Grupo B. Venceu os Estados Unidos por 1 a 0, a Colômbia por 2 a 0, e Honduras por 3 a 0.

Na semifinal, superou o México por 1 a 0. Na decisão em Viña del Mar, empatou com o Chile em 1 a 1 no tempo normal, e venceu por 4 a 2 nos pênaltis. Porém, principalmente nos dois últimos jogos, o desempenho do Brasil foi alvo de críticas, principalmente no aspecto ofensivo. O time marcou oito gols e sofreu um em cinco jogos ao longo da campanha.

— É uma felicidade ver o Brasil conquistar os Jogos Pan-Americanos com uma campanha histórica. Parabenizo todos os jogadores e integrantes da delegação pela raça e pelo bom futebol durante essa jornada fantástica no Chile. Ver o Brasil no alto do pódio depois de 36 anos é uma alegria ainda maior — afirmou Ednaldo Rodrigues.

Ronald comemora com Ramon Menezes o gol do Brasil contra o Chile no Pan — Foto: Lesley Ribeiro / CBF

Veja também

Mais do ge