TIMES

Por Letícia Oliveira, para o ge — Rio de Janeiro


Falta pouco para a bola rolar pelo Campeonato Brasileiro de 2024. O pontapé inicial em direção à taça mais cobiçada do futebol nacional está marcado para o dia 13 de abril. Mas haja emoção e paciência nessa jornada, que se estende até 8 de dezembro. Confira detalhes sobre o formato da competição e as novidades a serem implementadas a partir desta temporada.

12 vezes campeão: os bastidores do 12º título brasileiro do Palmeiras

12 vezes campeão: os bastidores do 12º título brasileiro do Palmeiras

A primeira rodada do Brasileirão terá como destaque o chamado "Duelo de Campeões". Uma partida a ser realizada entre o Vitória, vencedor da Série B de 2023, e o Palmeiras, detentor do título da Série A. Os grandes campeões do ano anterior medem forças no dia 14 de abril, no estádio do Barradão, em Salvador.

Curiosamente, os dois clubes acabam de conquistar os respectivos títulos estaduais no último final de semana, aumentando a expectativa para o encontro.

O Campeonato Brasileiro seguirá o habitual regime de pontos corridos. De forma contínua, são 19 partidas válidas pelo primeiro turno e mais 19 pelo returno, o que significa que todos clubes se testam dentro e fora de casa.

Sagra-se campeão quem somar o maior número de pontos ao longo dessas 38 rodadas. Por outro lado, os quatro últimos colocados caem para a segunda divisão.

Critérios de desempate

Cada gol importa, afinal, campeonatos podem ser decididos nos detalhes. Em caso de empate em pontos entre duas equipes, aplica-se a seguinte série de critérios para determinar a classificação final:

  1. Maior número de vitórias;
  2. Maior saldo de gols;
  3. Maior número de gols pró;
  4. Confronto direto (ou seja, o resultado dos jogos de ida e volta somados)
  5. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
  6. Menor número de cartões amarelos recebidos;
  7. Sorteio.
    *Se mais de duas equipes apresentarem a mesma pontuação, o quarto critério cai.

VAR e público

Diante da aprovação da FIFA, a partir deste ano, os árbitros do Campeonato Brasileiro terão a responsabilidade de explicar ao público as decisões revisadas pelo VAR. O anúncio ocorrerá através do microfone que os profissionais de arbitragem já utilizam.

Cabine de VAR em competições da CBF — Foto: CBF

Vagas para as competições internacionais

A classificação dos clubes às Copas Conmebol Libertadores e Conmebol Sul-Americana é determinada pela posição na tabela ao término do Campeonato Brasileiro. Os seis primeiros colocados asseguram vaga na Libertadores, sendo que apenas os quatro melhores garantem a entrada direta na Fase de Grupos, enquanto os outros dois precisariam passar pela Fase Preliminar.

Taça da Libertadores no Museu do Fluminense — Foto: Divulgação/Fluminense

Caso um clube consiga uma vaga na Conmebol Libertadores de 2025 ao vencer a Libertadores ou a Sul-Americana de 2024, e/ou ainda se classificar através do Brasileirão ou Copa do Brasil, o contingente de representantes brasileiros na Libertadores pode aumentar, chegando até a oito clubes. Para a Sul-Americana, vão os seis melhores colocados do Brasileirão, excluindo os já classificados para a Libertadores.

Datas FIFA e Copa América

Pela segunda vez na história, o Campeonato Brasileiro será paralisado durante as datas FIFA das eliminatórias da Copa do Mundo e amistosos internacionais. Somado a isso, os clubes com jogadores convocados ganharão um período mínimo de 48 horas entre o término dessas obrigações internacionais e seus próximos jogos pelo campeonato nacional.

Dorival Júnior, técnico da Seleção, em entrevista coletiva — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

No entanto, o mesmo não se aplica à disputa da Copa América, prevista para acontecer entre 20 de junho e 15 de julho. Segundo a CBF, tal suspensão acarretaria prejuízos à dinâmica das competições do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Troféu Roberto Dinamite

O Troféu Roberto Dinamite foi instituído pela Confederação Brasileira de Futebol para premiar o artilheiro do Campeonato Brasileiro a partir de 2024. Essa foi a forma encontrada pela entidade para honrar o maior goleador da história do campeonato, que acumulou um total de 190 gols. Lenda do Vasco, Dinamite faleceu em janeiro do ano passado, em decorrência de um tumor no intestino.

Rodrigo Dinamite, filho de Roberto, em visita na CBF — Foto: Fabio Souza/CBF

Limite de estrangeiros

Em consonância com o recorde de contratações estrangeiras nesta janela de transferência da Série A, os clubes agora têm permissão para registrar até nove jogadores de outras nacionalidades. Até o ano anterior, o limite era de apenas sete estrangeiros por clube.

Veja também