Com brilho do menino Yamal, Espanha bate a França e vai à decisão
Lamine Yamal é a sensação do momento no futebol mundial. Autor de um golaço na vitória da Espanha sobre a França, por 2 a 1, que colocou o país na final da Eurocopa 2024, o jogador também desperta a atenção fora das quatro linhas. Somente nesta quarta-feira (10 de julho), ele conquistou 1,2 milhão de novos seguidores no Instagram, de acordo com o site de pesquisas Social Blade, plataforma de análise de redes sociais. Foi o recorde de um esportista neste dia segundo a fonte.
A título de comparação, os dois jogadores com mais seguidores nas redes sociais do planeta não chegaram nem perto da jovem revelação. Cristiano Ronaldo, que possui 634 milhões de seguidores no Instagram, ganhou 5 mil novos fãs. Já Lionel Messi, com 504 milhões de seguidores, conquistou 8,5 mil novos fãs nesta quarta-feira.
Com apenas 16 anos, Yamal é o jogador mais jovem a disputar uma Eurocopa, e também se tornou o mais novato a fazer um gol na história da competição. Além disso, o atacante do Barcelona revelou em entrevista ser fã de música brasileira.
— Sempre que vejo TikTok tem música brasileira. Eu e o Nico (Williams, atacante espanhol de 21 anos) também escutamos muito. Nós gostamos muito. Por isso sempre posto nos stories - afirmou o camisa 19 em entrevista recente.
Para especialistas, os esportistas que souberem produzir conteúdos de qualidade, que vão além do que se faz dentro das quatro linhas, podem capitalizar com esses ganhos com a conquista de novos acordos de publicidade. Um desses casos foi o atacante Endrick, um fenômeno no Brasil dentro e fora dos gramados.
Durante toda a temporada passada e neste ano, com a conquista do Campeonato Paulista e os gols pela seleção brasileira, principalmente nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, o atleta do Real Madrid bateu recordes e passou a barreira dos 11 milhões de seguidores. Yamal, por exemplo, chegou a 10,5 mi.
A gestão da imagem atualmente é algo de suma importância para os atletas. As redes sociais devem ser trabalhadas com estratégia e muita atenção, uma vez que as plataformas são ativos importantes para a construção da imagem e monetização - explica Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.
— É muito importante que os atletas, sejam eles de qualquer esporte, tenham um staff de profissionais que entendam com profundidade a melhor forma de usar as redes sociais, e junto a isto, um time de profissionais que tenham relacionamento com o mercado publicitário e de grandes marcas patrocinadoras. É um conjunto de ações, é um verdadeiro time trabalhando fora das quatro linhas enquanto o Lamine Yamal trabalha dentro de campo - aponta Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.
Outro dado que chama a atenção é que as postagens nos Reels do Instagram também já tem rendido milhões de views e se multiplacaram desde o primeiro post do atleta, em 1 de setembro de 2023, quando teve 3,8 milhões. Uma das mais recentes, de 13 de junho, em parceria com a adidas, rendeu quase 20 milhões de visualizações.
— As redes sociais, hoje, fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, e aquelas consideradas públicas não só podem como devem saber utilizá-las de uma forma totalmente profissional, pois são verdadeiras ferramentas de parcerias comerciais e até sociais. Por isso é cada vez mais importante e fundamental ter um staff qualificado, que consiga conduzir esses conteúdos de uma forma profissional, sem perder a autenticidade dos próprios donos dessas contas - pontua Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência de experiências esportivas.
Lamine Yamal responde às provocações de Rabiot após classificação da Espanha
Veja também