TIMES

Por Redação do ge — Manchester, Inglaterra


O Manchester United não teve a temporada 2023/24 que torcida e dirigentes esperavam, mas a conquista do título da Copa da Inglaterra serviu para tranquilizar um pouco os ânimos dos apoiadores. Além de levantar a taça, a equipe garantiu uma vaga na Liga Europa, algo que fez o clube atingir a meta de disputar uma competição continental na próxima temporada.

Manchester City 1 x 2 Manchester United - Gols - Final - Copa da Inglaterra

Manchester City 1 x 2 Manchester United - Gols - Final - Copa da Inglaterra

A tranquilidade, no entanto, não chegou de fato ao United. Isso acontece porque a Uefa precisa autorizar que o clube inglês dispute a competição cujo a fase de grupos começa em setembro. Semelhante ao caso do Manchester City na Liga dos Campeões com o Girona, o United tem uma questão que envolve o Nice, da França.

Jim Ratcliffe comprou 25% da propriedade do Manchester United — Foto: Getty Images

O futebol do Manchester United passou a ser controlado por Jim Ratcliffe em fevereiro deste ano. O bilionário britânico é o maior acionista do grupo INEOS, uma potência global da indústria petroquímica mundial. Além de comandar seu clube de coração, Ratcliffe tem influência sobre o Lausanne, da Suiça, e o Nice, da França, que, assim como United, se classificou para a Liga Europa 2024/25.

O regulamento da UEFA afirma que um mesmo proprietário ou entidade não pode ter "influência decisiva" em dois ou mais clubes que competem na mesma competição. Assim como acontece com o Manchester City, o United pode escolher diferentes caminhos para lidar com a questão, mas precisa realizar comunicação formal com a federação até a segunda-feira.

O Nice terminou na quinta posição da Ligue 1 e se classificou diretamente pelo Campeonato Francês para a Liga Europa. O Manchester United terminou na oitava posição da Premier League e, diante deste cenário, o time da França terá prioridade para ficar com a vaga na Liga Europa caso não haja um acordo entre as partes envolvidas no debate. Se isso acontecer, o United será "despromovido" para a Liga Conferência.

Segundo o Mirror, do Reino Unido, o grupo está confiante de que a melhor solução será encontrada para contornar o problema.

Sir Jim Ratcliffe Manchester United — Foto: Getty Images

— Estamos cientes da posição de ambos os clubes e estamos em diálogo direto com a Uefa. Estamos confiantes de que temos um caminho a seguir para a próxima temporada na Europa — diz trecho do comunicado publicado pelo jornal.

Três exemplos da temporada 2023/24 mostram como a Uefa permite a participação de clubes com mesmos proprietários em torneios da entidade. O Órgão de Controle Financeiro de Clubes da Uefa (CFCB) autorizou Milan, da Itália, e Toulouse, da França - pertencem à RedBird Capital - a jogarem a Champions e a Liga Europa, respectivamente, bem como o Brighton, da Inglaterra, e o USG, da Bélgica - pertencem a Tony Bloom - na competição de segundo escalão. Igualmente ocorreu com o Aston Villa, da Inglaterra, e o Vitória de Guimarães, de Portugal - pertencem à V Sports - na Liga Conferência.

Veja também

Mais do ge