TIMES

Por Daniel Mundim — Rio de Janeiro


Se você entrar no site oficial do Porto, Pepê ainda está lá como “avançado”, como os portugueses se referem aos atacantes. O ex-Grêmio faz questão de dizer que joga no ataque. É ponta. Mas, aos 26 anos, o brasileiro se reinventou na última temporada. E como lateral-direito. Ganhou destaque e agora está na mira até da seleção da Itália.

“Foi estranho”, admite Pepê, em entrevista ao ge, sobre jogar como lateral.

Estranho ou não, a ideia agradou o chefe. Sérgio Conceição começou a deslocar o brasileiro aos poucos. Primeiro, aberto pela direita no meio. Depois, como lateral mesmo. Na defesa. E gostou do que viu. Tanto que Pepê jogou os 55 jogos do Porto na temporada e quebrou um recorde: foi o primeiro jogador da história do clube a atingir tal número.

– Eu falava que não era uma posição que eu me identificava. Não tinha muita noção. Mas ele (Sérgio Conceição) foi me orientando, foi me ajudando. Era meio difícil de jogar, ainda mais para mim, que sou ala. Mas podendo jogar ali, em outras posições, tendo confiança de toda equipe técnica, é fundamental para jogar bem – avalia Pepê.

Pepê em 2022/23
55 jogos (46 como titular)
5 gols
10 assistências

Pepê reitera que ser lateral no Porto é quase jogar como ponta. Mas, mesmo assim, ele ainda não se define na nova posição.

– A gente procura atacar mais. Ter mais posse de bola. Mas muda quando não tem a bola. É um pouco diferente. Especialmente na transição dos adversários, quando a marcação é diferente, posicionamento é diferente de ala para lateral.

“Sou ponta ainda, por mais que eu jogue em outas posições, eu sou ponta”, resume.

Jogar pela Itália?

Pepê não esconde o sonho de jogar pela seleção brasileira, mas um novo caminho se abriu na sua carreira. O atacante obteve a cidadania italiana este ano. A ascendência é por parte do pai, Radanes Donizete. Seu nome esteve na lista de possíveis convocados do técnico Roberto Mancini, que busca jogadores naturalizados.

Pepê fez cinco gols e 10 assistências pelo Porto na temporada — Foto: Zed Jameson/MB Media/Getty Images

O atacante (ou lateral?) do Porto tem cautela para falar da possibilidade. Diz que aguarda um possível chamado do Brasil, que ainda busca um novo técnico. Mas reitera: um convite da Azzurra, uma tetracampeã mundial, o seduziria.

– Sonho desde criança em vestir camisa da seleção brasileira. Mas não tem como dizer que não, porque a seleção italiana é tetracampeã do mundo. É uma seleção muito visada – admitiu o jogador

“Não fecharia essa porta. Seria uma situação a pensar, caso acontecesse”, disse Pepê.

Títulos de Pepê no Porto:

  • Campeonato Português 2021/22
  • Taça de Portugal 2021/22 e 2022/23
  • Taça da Liga de Portugal 2022/23
  • Supertaça de Portugal 2022

A única experiência de Pepê em uma seleção brasileira foi no Pré-Olímpico de 2020. Ele fez três gols em seis jogos na competição na equipe comandada por André Jardine. O jogador nunca foi convocado para a seleção principal.

Pepê em ação pelo Brasil no Pré-Olímpico de 2020 — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O atacante também foi especulado na seleção paraguaia. Ele poderia obter a cidadania do nação sul-americana por ascendência da parte de sua mãe, Zunilda Aquino. No entanto, Pepê ainda não obteve o passaporte do país vizinho.

A Itália teve 14 brasileiros em sua história e, recentemente, o lateral do Vasco, Lucas Piton, esteve na lista prévia de Roberto Mancini para a fase final da Liga das Nações. O jogador, no entanto, foi retirado no final.

Futuro no Porto?

Pepê recebeu proposta do Newcastle na temporada passada. Nesta semana, o jornal A Bola noticiou interesse do Tottenham e do PSG, que chegou a negociar com o técnico Sérgio Conceição. Após completar seu segundo ano no time português, o brasileiro se afasta das especulações.

– Meu futuro é no Porto. Tenho contrato até 2027. Penso em descansar, para depois fazer uma grande temporada. A gente sabe que quando vai fazendo grandes jogos, a gente acaba despertando esse interesse. Mas meu foco sempre foi no Porto. Procuro sempre melhorar e evoluir. Caso aconteça, a gente avalia no tempo certo – reitera o brasileiro.

Pepê estendeu seu vínculo com o Porto até 2027 após completar pouco mais de um ano no clube. Ao todo, o brasileiro tem 11 gols e 15 assistências em 97 jogos com a camisa dos Dragões.

Veja também

Mais do ge