TIMES

Por Redação do ge — Rabat, Marrocos


O presidente da Confederação Africana de Nações (CAF), Patrice Motsepe, anunciou nesta segunda-feira uma mudança de data da próxima edição da Copa Africana de Nações. A competição, prevista para junho e julho de 2023, foi adiada em seis meses, e será disputada em janeiro e fevereiro de 2024, no mesmo país.

Jogadores de Senegal comemoram inédito título da Copa Africana após vitória em cima do Egito nos pênaltis — Foto: Thaier Al-Sudani/Reuters

A CAF justificou a mudança explicando que o período é propício a chuvas fortes na região.

- Não queremos correr o risco de ter uma competição debaixo de um dilúvio. Não seria bom para a imagem do futebol africano - explicou Motsepe em entrevista coletiva dada em Rabat, no Marrocos, onde está sendo realizada a Copa Africana Feminina.

O dirigente admitiu que houve ressalvas até mesmo entre membros da CAF, que consideraram a mudança um exagero. Ainda assim, a entidade preferiu não correr riscos.

A Copa Africana de Nações 2023 - o nome oficial não será modificado - vai ser disputada em cinco cidades da Costa do Marfim: Abidjan, Bouaké, Yamoussoukro, Korhogo e San-Pedro.

Mês passado, severas inundações provocadas por fortes chuvas deixaram pelo menos cinco mortos em Abidjan. Junho é historicamente o mês mais chuvoso do ano no país.

Mudar a competição para o início do ano fará as seleções africanas reviverem um antigo problema: a dificuldade de liberação dos jogadores que atuam por clubes europeus, que estão no meio da temporada nesse período.

Bianual, a Copa Africana foi disputada em janeiro e fevereiro até a edição de 2017. Dois anos depois, passou para junho e julho de 2019. A edição seguinte não pôde ser realizada em 2021, por causa da pandemia de Covid-19, e acabou sendo adiada para janeiro e fevereiro de 2022. Agora, por causa das questões climáticas, novamente será disputada no início do ano.

Veja também

Mais do ge