TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


A lista de seleções garantidas para a Copa do Mundo de 2022 deve aumentar nesta quinta-feira. Com as eliminatórias pelo mundo na reta final, alguns países devem confirmar suas vagas. A América do Sul, com Uruguai e Equador, pode definir mais representantes. A Concacaf deve conhecer seus primeiros classificados. Na Ásia, Japão e Arábia Saudita se garantiram.

Os cinco jogos da 17ª rodada das eliminatórias sul-americanas têm transmissão do SporTV e acompanhamento em tempo real no ge

Carrossel eliminatorias Suárez Minamino Jonathan David Estrada — Foto: Infoesporte/ge.globo

Veja um panorama das eliminatórias pelo mundo:

As eliminatórias sul-americanas chegam às suas duas últimas rodadas com Brasil e Argentina classificados e seis seleções em busca de duas vagas diretas e uma na repescagem. O Equador se garante com um empate diante do Paraguai, em Assunção.

O Uruguai também pode confirmar um lugar no Catar se vencer o Peru no Centenário, e o Chile não ganhar do Brasil. Caso isso aconteça, a rodada final terá apenas a disputa para ver quem fica com a quinta posição e o direito de enfrentar uma seleção asiática na repescagem.

Diego Godín, Arrascaeta e Araújo em treino do Uruguai: Celeste pode confirmar vaga na Copa — Foto: Divulgação/AUF

Peru e Chile contam com confrontos diretos com o Uruguai e ainda sonham com uma das vagas diretas. A Colômbia, que não faz um gol há seis rodadas, quer brigar para ir à repescagem.

A Bolívia ainda sonha e tem remotas chances de ficar com a quinta posição, mas até mesmo o técnico César Farías desistiu. Convocou um time com média de idade de 23 anos e pensa em 2026.

CONCACAF

Jogos desta quinta-feira:

  • 20h05 Jamaica x El Salvador
  • 22h05 Panamá x Honduras
  • 23h México x Estados Unidos
  • 23h05 Costa Rica x Canadá

O octogonal final das eliminatórias da Concacaf vai para sua última rodada tripla com uma surpresa na liderança. O Canadá está muito perto de voltar à Copa do Mundo depois de 36 anos – a última e única participação do país foi em 1986.

Os canadenses visitam a Costa Rica, que atualmente está na quinta posição. Estrela da seleção, o jovem Alphonso Davies, do Bayern de Munique, ainda se recupera de uma miocardite e é desfalque. Mas Jonathan David, destaque do Lille, é esperança para o país. A classificação histórica vem com vitória ou até com um empate, desde que o Panamá não vença Honduras.

México e Estados Unidos fazem clássico no estádio Azteca e um eventual vencedor também pode confirmar um lugar no Catar. Para isso, o Panamá precisa perder para Honduras, e a Costa Rica não pode ganhar do Canadá.

Os três primeiros colocados do octogonal final vão para a Copa do Mundo, e o quarto disputa a repescagem em junho contra o campeão da Oceania.

Jogos desta quinta-feira:

  • Grupo A
    8h Coreia do Sul 2 x 0 Irã
    9h Líbano 0 x 3 Síria
    14h Iraque x Emirados Árabes
  • Grupo B
    6h10 Austrália 0 x 2 Japão
    9h Vietnã 0 x 1 Omã
    12h China 1 x 1 Arábia Saudita

A Ásia vai para suas duas últimas rodadas com Irã e Coreia do Sul classificados no Grupo A, e Arábia Saudita e Japão confirmaram a classificação no Grupo B. Os japoneses venceram a Austrália em Sidney, garantiram a própria classificação e a dos sauditas.

Os dois primeiros de cada chave estão garantidos no Catar. Os terceiros se enfrentam em um mata-mata de dois jogos para decidir quem disputa a repescagem contra o quinto colocado da América do Sul. Emirados Árabes e Austrália estão na terceira posição de seus grupos no momento.

Japão, de Minamino, do Liverpool, está na Copa do Mundo — Foto: Koji Watanabe/Getty Images

Jogos desta sexta-feira (ida):

  • 12h RD Congo x Marrocos
  • 14h Camarões x Argélia
  • 14h Mali x Tunísia
  • 16h30 Egito x Senegal
  • 16h30 Gana x Nigéria

A África vai conhecer na próxima terça-feira os seus cinco representantes na Copa do Mundo. São cinco confrontos de mata-mata, em jogos de ida e volta. As primeiras partidas acontecem nesta sexta-feira, com destaque para a reedição da final da Copa Africana de Nações, entre Egito e Senegal. Colegas de Liverpool, Salah e Mané voltam a se enfrentar pelas seleções, e só um irá ao Catar.

Sadio Mané abraça o amigo Salah após Senegal vencer o Egito na final da Copa Africana de Nações: seleções se reencontram nesta sexta — Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters

Jogos desta quinta-feira:

  • 16h45 País de Gales x Áustria
  • 16h45 Suécia x República Tcheca
  • 16h45 Itália x Macedônia do Norte
  • 16h45 Portugal x Turquia

A Europa começa a decidir seus últimos três representantes em três chaves com quatro seleções cada. O País de Gales recebe a Áustria e, quem vencer, pega Escócia e Ucrânia, que só vão se enfrentar em junho.

Beneficiada pela punição à Rússia, a Polônia aguarda por Suécia ou República Tcheca. Os vencedores de A Itália x Macedônia do Norte e Portugal x Turquia fecham a última chave. As partidas decisivas são na próxima terça, com exceção da chave que inclui a Ucrânia.

Jogos desta quinta-feira:

  • Grupo A:
    11h Ilhas Salomão x Taiti
  • Grupo B:
    14h Nova Zelândia x Nova Caledônia
    14h Ilhas Fiji x Papua Nova Guiné

A Oceania esperou por dois anos até voltar a ter futebol de seleções no continente. Um pequeno torneio disputado no Catar define quem irá disputar a repescagem contra um país das Américas Central e do Norte em junho.

As seleções estão divididas em dois grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam para as semifinais e uma posterior decisão. Apenas o campeão vai para a repescagem.

Vanuatu e Ilhas Cook sofreram um surto de Covid-19 e se retiraram do torneio. Ilhas Salomão e Taiti vão avançar no Grupo A. No Grupo B, a Nova Zelândia está garantida na semifinal, e Fiji e Papua Nova Guiné disputam a outra vaga.

Veja também

Mais do ge