TIMES

Por Redação do ge — Doha, Catar


Há dois anos sem futebol entre suas seleções, a Oceania começou, nesta quinta-feira, as suas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Por restrições de locomoção no continente, toda a disputa será em Doha, no Catar, em um torneio curto com oito equipes.

O vencedor vai disputar a repescagem intercontinental contra um representante da Concacaf (Américas do Norte e Central). As oito seleções estão divididas em dois grupos, e nesta quinta o Grupo A teve pontapé inicial. Mas com apenas uma partida: a vitória das Ilhas Salomão sobre as Ilhas Cook por 2 a 0.

Vitória das Ilhas Salomão sobre as Ilhas Cook marcou início das eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo — Foto: Divulgação/OFC

Com um surto de Covid-19 , Vanuatu teve seu jogo com o Taiti adiado, e o calendário curto pode ser um problema para a equipe. Em comunicado, a OFC (Federação da Oceania) informou que avalia com a Fifa o que vai ser feito em relação ao jogo.

As Ilhas Salomão venceram as Ilhas Cook com dois gols no primeiro tempo, marcados por Atkin Kaua e Alvin Hou. Nesta sexta, as seleções do Grupo B entram em campo com Papua Nova Guiné x Nova Zelândia e Nova Caledônia x Ilhas Fiji.

As equipes jogam entre si na chave, em turno único. As duas melhores de cada equipe avançam para uma semifinal, também em jogo único. A decisão está prevista para o dia 30 de março. Em caso de empate nas partidas de mata-mata, haverá prorrogação e pênaltis.

O campeão vai para a repescagem contra o quarto colocado das eliminatórias da Concacaf, que neste momento é o Panamá. A partida que decide quem irá para a Copa do Mundo também será disputada no Catar, em junho.

Veja também

Mais do ge