TIMES

Por Redação do ge — Dublin, Irlanda


A Atalanta fez o que parecia impossível e impôs a primeira derrota do Bayer Leverkusen na temporada 2023/24. O feito aconteceu justamente em uma final, e a vitória por 3 a 0 nesta quarta-feira deu o título da Liga Europa à equipe italiana. Um dos grandes responsáveis pelo triunfo histórico é Gian Piero Gasperini, de 66 anos.

Atalanta 3 x 0 Bayer Leverkusen | Melhores Momentos | Final da Liga Europa 2024

Atalanta 3 x 0 Bayer Leverkusen | Melhores Momentos | Final da Liga Europa 2024

O ex-meia de Palermo e Pescara e atual treinador da Atalanta começou sua carreira como técnico de futebol profissional em 2003. Acumulou passagens por Crotone, Genoa, Internazionale e Palermo antes de chegar ao seu atual clube, em 2016.

Nos seus mais de 20 anos como comandante nas diferentes equipes da Itália, Gasperini não havia conquistado nenhum título, mas já era personagem famoso no mundo do futebol. Especialmente por gostar de gols. Muitos gols.

Gian Piero Gasperini, com a taça da Liga Europa — Foto: Paul Childs / Reuters

— Acredito que fizemos história, principalmente pela maneira como ganhamos. Foi extraordinário, derrotamos o Liverpool, o Sporting, que venceu o Campeonato Português. Quando enfrentamos o Liverpool, eles eram os líderes da Premier League. Agora, foram os campeões alemães. Incrível, os meninos foram extraordinários, uma atuação memorável — disse à Uefa, após a partida.

Após sua chegada ao clube, a Atalanta passou a ter um protagonismo maior no Futebol Italiano. Em oito edições da Série A, a equipe de Gasperini conseguiu vagas em competições europeias em seis oportunidades. A equipe terminou três vezes na terceira colocação, duas na quinta, uma na sétima e uma na oitava.

Pontuação da Atalanta no Campeonato Italiano desde a chegada de Gasperini
Veja a posição final em cada ano
Fonte: ge

* Classificação de momento da equipe, que ainda disputa duas rodadas no Campeonato italiano

As classificações finais nas diferentes edições do Campeonato Italiano permitiram que a equipe chegasse a disputar a Liga dos campeões e, na temporada 2019/20, a Atalanta chegou às quartas de final da competição pela primeira vez. Na Copa Itália, a Atalanta foi vice-campeã três vezes em um intervalo de cinco anos, incluindo na edição da atual temporada.

Mas o clube nunca havia chegado tão longe no futebol europeu quanto neste ano, sendo finalista da segunda principal competição do continente entre clubes.

Torcida da Atalanta exibe bandeirão com Gasperini como "Rei Gasp" — Foto: Paul Childs/Reuters

Amante da ofensividade

O ataque é uma das principais armas da equipe de Gasperini para superar os adversários. O treinador costuma escalar a Atalanta num 3-4-3 para ter um maior domínio da posse de bola na construção dos ataques. Para isso acontecer, os jogadores da linha de defesa têm liberdade para jogar e recebem instruções para isso.

— O Mister (Gasperini) é muito bom em jogar para frente e criar muitas oportunidades para fazer gols. Para mim, ele tornou o meu futebol muito mais simples na forma como penso sobre ele. Com os treinos e as conversas que se tem com ele, você entende o que ele espera de você — disse Lookman, após a partida.

"As nossas primeiras conversas me fizeram enxergar o futebol de um jeito diferente. As coisas ficaram mais simples. Isso me permitiu jogar com um peso diferente. Sou grato a ele", ressaltou Lookman.

Lookman, com o troféu de melhor jogador da decisão da Liga Europa — Foto: Divulgação / UEFA

As estratégias ofensivas têm funcionado, já que a Atalanta marcou 734 gols em 382 jogos sob o comando de Gasperini, o que reflete numa média de, aproximadamente, 1,92 gol por jogo nos oito anos do casamento entre o treinador e o clube. Desde a sua chegada, a Atalanta marcou mais de 100 gols numa mesma temporada em quatro ocasiões diferentes (2018/19; 2019/20; 2020/21 e 2023/24).

— Geralmente jogamos com três atacantes, então todas as chances estavam lá. Precisávamos ser perigosos, era uma final e a única coisa que importava era vencer. Sabemos que jogar dessa forma nos traria vantagens — disse o treinador após a decisão contra o Leverkusen.

Com resultado desta quarta, Gasperini chegou vitória de número 197 pela Atalanta. O italiano acumula 91 empates e 94 derrotas, o que resulta em um aproveitamento de aproximadamente 60% com a la Dea.

Time da Atalanta com o troféu de campeão da Liga Europa — Foto: Getty Images

Valorização do elenco

Além da importância que alcançou na esfera esportiva, os oito anos de Gasperini na Atalanta tiveram efeito em outro setor: financeiro. O treinador conseguiu fazer com que diversos jogadores deixassem a equipe por cifras altas, que impactaram nas receitas do clube.

As 15 maiores vendas de jogadores da história da Atalanta aconteceram após a chegada do treinador. Foi um reflexo direto do bom desempenho dos atletas em campo.

Veja as cinco maiores vendas da Atalanta:

  • Hojlund - 73,9 milhões de euros - Manchester United (2023)
  • Cristian Romero - 52 milhões de euros - Tottenham (2022)
  • Kulusevski - 39 milhões de euros - Juventus (2023)
  • Franck Kessié - 32 milhões de euros - Milan (2019)
  • Bastoni - 31,1 milhões de euros - Internazionale (2017)

Por outro lado, as quatro maiores contratações da história do clube aconteceram na temporada atual e na passada, o que evidencia a via de mão dupla entre as vendas e compras de atletas na Atalanta. El Bilal Touré, Scamacca, Éderson e Boga (hoje no Nice) chegaram ao clube entre os anos de 2022 e 2023.

Éderson é a terceira contratação mais cara da história da Atalanta — Foto: Paul Childs/Reuters

Briga com argentino

Em oito anos, é impossível não ter polêmicas. E maior crise que Gasperini enfrentou no clube foi a briga com o meia argentino Papu Gómez, em um dos ídolos da Atalanta no período. No fim de 2020, a relação estremecida levou à saída do jogador, que passou pelo Sevilla atualmente está no Monza. O atleta acusou o treinador de tentar agredi-lo, e o comandante negou.

Mas a final da Liga Europa resolveu até essa rusga. Antes da decisão com o Bayer Leverkusen, os dois se encontraram em restaurante em Bérgamo e fizeram as pazes. Tudo pelo título histórico. Tudo pela Atalanta.

Veja também

Mais do ge