TIMES

Por Redação do ge — Aue-Bad Schlema, Alemanha


Erzgerbirge Aue (ALE) enfrenta o Glenavon (IRN) 64 anos após a data original do confronto válido pela Champions

Erzgerbirge Aue (ALE) enfrenta o Glenavon (IRN) 64 anos após a data original do confronto válido pela Champions

Imagine uma partida da Champions League ser marcada e ocorrer apenas 64 anos depois. Foi o que aconteceu com o Erzgebirge Aue, da Alemanha, e o Glenavon, da Irlanda do Norte. Eles se enfrentariam pelo torneio na temporada 1960/61. Mas só se encontraram no último sábado.

Essa história se passa na Guerra Fria, conflito político e ideológico entre Estados Unidos e União Soviética (URSS) que dividiu o mundo, no período de 1947 a 1991. Os times disputavam a Copa dos Campeões Europeus (atual Champions League). As duas equipes viviam épocas gloriosas no futebol.

O Erzgebirge, que antes era chamado de Wismut Karl-Marx-Stadt, havia acabado de conquistar o terceiro título da República Democrática da Alemanha (a antiga Alemanha Oriental), em 1959. Enquanto o Glenavon também estava na terceira conquista consecutiva, que ocorreu no mesmo, na Liga da Irlanda do Norte.

Erzgebirge Aue, da Alemanha, e Glenavon, da Irlanda do Norte, se enfrentam em jogo que deveria ter acontecido há 64 anos — Foto: Divulgação/Erzgebirge Aue

O confronto entre os times deveria acontecer em setembro de 1960, na Irlanda do Norte, segundo o sorteio preliminar da competição. Mas nunca ocorreu. Até julho de 2024.

Isso porque o governo britânico não autorizou os vistos do Erzgebirge para a viagem até a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido. E, do outro lado, o Glenavon não aceitou jogar em campo neutro.

Como resultado, a partida não aconteceu, e os norte-irlandeses foram desclassificados pela recusa. O Erzgebirge seguiu na competição, mas foi eliminado nas oitavas de final da Copa dos Campeões Europeus para o Rapid Vienna, da Áustria.

Sessenta e quatro anos após a data original, os times se enfrentaram no último sábado. Só que agora na casa dos alemães, em Aue. Curiosamente, mais uma vez o jogo sofreu com problemas, mas que foram contornados a tempo, desta vez. O elenco norte-irlandês teve o voo cancelado na segunda-feira por causa de uma greve aérea, o que atrasou a chegada da equipe, mas não impediu a partida de acontecer.

Erzgebirge emprestou seu ônibus ao Glenavon para o jogo

A grande espera resultou em uma goleada para os donos da casa. O Erzgebirge venceu o Glenavon por 5 a 0, com gols de Marcel, Marvin, Mika, Boris e William.

A demora não impediu, entretanto, que alguns jogadores dos times originais de 1960 assistissem ao triunfo do Erzgebirge. Como Billy Johnston, Sammy Magee, Freddy Clarke e Billy Meldrum, pelo lado norte-irlandês, e quatro atletas do time alemão.

O Erzgebirge Aue, atualmente, disputa a Terceira Divisão do Campeonato Alemão. O Glenavon lutou contra o rebaixamento na temporada passada, mas manteve-se na elite da Irlanda do Norte.

A Copa dos Campeões Europeus durou até 1992, quando foi reformulada para a criação da famosa Liga dos Campeões. Com o passar dos anos, o conceito original do campeonato sofreu diversas alterações até chegar ao formato atual da Champions League.

A principal diferença entre a antiga competição e o modo de disputa atual é que a Copa era um torneio apenas entre campeões de suas respectivas ligas. O terceiro colocado de um país, por exemplo, não conseguiria se classificar, como pode ocorrer atualmente na Liga dos Campeões para alguns países.

Erzgebirge Aue, da Alemanha, e Glenavon, da Irlanda do Norte, se enfrentam em jogo que deveria ter acontecido há 64 anos — Foto: Divulgação/Erzgebirge Aue

Veja também

Mais do ge