Exilado por conta da guerra na Ucrânia, o Shakhtar Donetsk já tem definida sua casa na Liga dos Campeões 2024/25. O time ucraniano atuará como mandante na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen, estádio que pertence ao Schalke 04 e é uma das sedes da Euro 2024.
Por conta de conflitos políticos, o clube já está afastado de Donetsk desde 2014, quando o território foi ocupado por rebeldes separatistas pró-Rússia. Há dois anos, quando começaram os ataques russos à Ucrânia, o Shakhtar precisou deixar o país e mandou seus jogos em Varsóvia, na Polônia, em 2022/23 e em Hamburgo, na Alemanha, em 2023/24.
Em meio a guerra, Ucrânia faz agradecimento aos adversários da Euro
De acordo com o novo formato da Champions League, o time ucraniano jogará quatro partidas da fase de grupos na Veltins-Arena, além dos jogos de mata-mata, caso se classifique.
O diretor do Shakhtar Donetsk, Sergei Palkin, disse, em entrevista à agência AFP : "Hamburgo e a Alemanha nos fizeram sentir muito bem-vindos". O clube atraiu mais de 45.000 torcedores para cada uma de suas partidas contra Barcelona, Porto e Antuérpia, na última edição da Champions.
Veja também