TIMES

Por Redação do ge — Liverpool, Inglaterra


A intensa rotação do elenco tem dado muito certo ao Liverpool. O time se garantiu na final da Copa da Liga Inglesa em mais uma ocasião em que o técnico Jürgen Klopp optou por preservar jogadores considerados titulares, e a equipe não caiu de desempenho. Aliás, os Reds têm sobrado na Inglaterra neste quesito.

Jürgen Klopp comemora classificação do Liverpool para a final da Copa da Liga Inglesa — Foto: Reuters

De acordo com a Opta, empresa especializada em estatísticas do esporte, o Liverpool é o time da Premier League que mais fez mudanças no time titular ao longo desta temporada, em todas as competições: 191 no total. São 56 alterações a mais do que qualquer outro integrante do Campeonato Inglês.

Nesse empate com o Fulham, Klopp deixou como opções no banco de reservas o goleiro Alisson, o zagueiro Konaté, o meia Curtis Jones e o atacante Diogo Jota. Deles, apenas o brasileiro não entrou em campo.

O jogador que mais vezes atuou pelo time nesta temporada é o centroavante Darwin Núñez: 32 das 33 partidas do Liverpool em 2023/24. Só que a sua minutagem não é tão alta, média de 57 minutos por jogo. Quem esteve em campo por mais tempo foi o atacante Salah, com 2046 minutos (média de 75,7 por jogo).

O Liverpool lidera a Premier League, com 48 pontos, cinco a mais do que o Manchester City (e com um jogo a mais). Permanece na Copa da Inglaterra. Também está classificado para as oitavas de final da Liga Europa. E vai decidir o título da Copa da Liga Inglesa contra o Chelsea.

— Obviamente que o nosso lado direito da defesa não era o mais experiente, mas eles foram muito bem. Estou orgulhoso por esses rapazes pela temporada toda. Chegar à final com uma atuação assim só mostra o progresso que temos feito — afirmou o zagueiro Van Dijk, à emissora Sky Sports.

Van Dijk comemora classificação do Liverpool para a final da Copa da Liga Inglesa — Foto: Getty Images

Vejamos os seu concorrentes diretos no Campeonato Inglês:

  • Arsenal: eliminado pelo Liverpool da Copa da Inglaterra; segue vivo na Champions League;
  • Manchester City: não passou da terceira fase da Copa da Liga Inglesa; continua na Champions e na Copa da Inglaterra;
  • Aston Villa: caiu na terceira fase da Copa da Liga Inglesa; segue na Liga Conferência e na Copa da Inglaterra;
  • Tottenham: rodou na segunda fase da Copa da Liga; ainda joga a Copa da Inglaterra.

O desempenho do Liverpool nesta campanha lembra a temporada 2021/22, em que o Liverpool conquistou três títulos - Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra — e ficou a apenas um ponto do Manchester City na Premier League (93 a 92).

Seu próximo compromisso também é decisivo: jogo contra o Norwich, no domingo, em Anfield, pela quarta fase da Copa da Inglaterra. A etapa seguinte é das oitavas de final.

"Imagine ser como nós", é o que diz a frase exibida pela torcida do Liverpool contra o Fulham — Foto: Getty Images

Veja também

Mais do ge