TIMES

Por Cahê Mota — Rio de Janeiro


Deu Girona na concorrência pela joia uruguaia Luciano Rodríguez.

Após quase um ano de especulações e negociações, desde o título Mundial Sub-20, o atacante do Liverpool de Montevidéu está prestes a se tornar a maior compra do clube espanhol que pertence ao Grupo City por 15 milhões de euros (R$ 86 milhões) mais 25% de mais valia numa venda futura. Vasco e Bahia chegaram a fazer contatos pelo jovem de 20 anos no início da temporada.

Luciano Rodriguez foi campeão mundial sub-20 pelo Uruguai — Foto: Reprodução

Convocado por Marcelo Bielsa para os amistosos de março, quando entrou em campo duas vezes, Luciano Rodríguez chegou a treinar no grupo que vai disputar a Copa América, mas acabou cortado da lista final. Autor do gol do título mundial em final contra a Itália, na Argentina, em 2023, o jovem é o principal reforço do Girona para a Champions League e substitui Savinho, negociado com o Manchester City.

O formato da negociação, por sinal, foi um dos diferenciais para que os espanhóis levassem a melhor na disputa com o Feyenoord, da Holanda. Lucho, como é conhecido, assinará com o Girona e não com o grupo, podendo assim movimentar novamente o mercado no futuro caso se destaque e desperte o interesse do time de Pep Guardiola.

Aos 18 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Luciano Rodríguez do Uruguai contra o Argentina

Aos 18 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Luciano Rodríguez do Uruguai contra o Argentina

Após o sucesso no Mundial Sub-20, o atacante passou a ser agenciado pela Talents Sport, empresa comandada pelo brasileiro Paulo Pitombeira e com relação próxima com o Grupo City, para abrir o mercado europeu em parceria com o uruguaio Maurício Machado. O destino por pouco não foi a Holanda já em janeiro, quando recebeu proposta também do River Plate.

Na reta final da janela, quando disputava o Pré-Olímpico onde foi artilheiro, apesar do Uruguai ser eliminado na primeira fase, o Feyenoord chegou a um acordo com o Liverpool por 13 milhões de euros (10 milhões de euros fixos, mais 3 milhões variáveis) por 70% dos direitos do atleta. Problemas de logística, no entanto, travaram o negócio.

Luciano Rodríguez foi artilheiro do Pré-Olímpico — Foto: Rayner Peña R./EFE

Com o Pré-Olímpico sendo disputado na Venezuela até depois do fechamento da janela de transferências, não houve tempo hábil para que o jogador realizasse exames médicos e a transação foi adiada para o meio do ano. Era a brecha que o Grupo City precisava para avançar nas tratativas que o levam para o Girona.

Em 2024, Luciano Rodriguez disputou 21 partidas e marcou oito gols com a camisa do Liverpool uruguaio. No total, são 24 gols como profissional em 108 partidas.

Veja também

Mais do ge