TIMES

Por Redação do ge — Madri


A sexta temporada de Vinicius Junior no Real Madrid vem marcando uma virada na carreira do jogador. Se já tinha alcançado o posto de ídolo, titular absoluto e até decisivo, ao marcar o gol que valeu a conquista da Champions League de 2021/22, ainda faltava ao brasileiro traduzir tanto prestígio em gol. Uma lacuna que começou a ser preenchida: com os dois gols desta terça-feira sobre o Bayern de Munique, Vini Jr. chegou a 21 e se igualou ao inglês Jude Bellingham como o artilheiro do Real Madrid na temporada.

Bayern de Munique 2 x 2 Real Madrid | Melhores momentos | Semifinal | Champions League

Bayern de Munique 2 x 2 Real Madrid | Melhores momentos | Semifinal | Champions League

Embora ainda não seja sua campanha mais goleadora em números absolutos, a média chama a atenção: o camisa 7 fez 22 gols em 52 partidas em 2021/22 e 23 em 55 jogos em 2022/23. Agora, chegou aos 21 em apenas 34 participações.

Ainda tem seis ou sete jogos (caso alcance a final da Champions League) para alcançar seu recorde pessoal de gols no clube numa temporada. E um trunfo na manga: se houver um pênalti para o Real, a bola é dele. Já foram três gols marcados da marca de 11 metros, aproveitamento perfeito em jogos oficiais.

Vini Jr. cobra o pênalti do Real Madrid contra o Bayern — Foto: Angelika Warmuth/Reuters

A entrada em cena de um Vinicius Junior mais artilheiro passa por três fatores. Um deles foi a saída do francês Karim Benzema, homem gol do clube nas últimas cinco temporadas (e segundo maior artilheiro da história do Real), que abriu espaço para o brasileiro (vice-artilheiro da equipe em 2021/22 e 2022/23) assumir o protagonismo também na área e na marca do pênalti.

Uma mudança tática promovida por Carlo Ancelotti, centralizando Vini Jr. no ataque, reafirmou esse novo papel do camisa 7. A terceira novidade veio de dentro: um Vini Jr. de personalidade forte, preparado para ser protagonista, tanto fora de campo, na luta antirracista pelos gramados da Espanha, como nas quatro linhas.

Para abraçar de vez o papel de goleador, o camisa 7 assumiu também uma responsabilidade extra: cobrar pênaltis. Sem Benzema e Sergio Ramos, os antigos batedores, Vini Jr. usou a pré-temporada para treinar cobranças. Segundo o jornal espanhol "Marca", foi de Francesco Mauri, assistente de Ancelotti, a tarefa de preparar o atacante.

"É impossível ver o Vini Jr. fora do pódio dos melhores do Mundo", diz Rizek

"É impossível ver o Vini Jr. fora do pódio dos melhores do Mundo", diz Rizek

Com ajuda do goleiro Franz González, então no time de juniores, Vinicius Junior treinou seu estilo de cobrança. No início, priorizava o lado direito do goleiro, como uma espécie de batida de segurança. Depois, com mais confiança, aumentou a variação nos chutes. Nesta terça, diante de um dos melhores goleiros da sua geração, o alemão Manuel Neuer, mostrou sangue frio para deslocar o arqueiro do Bayern de Munique e empatar o jogo com uma cobrança quase centralizada, um pouco à esquerda de Neuer.

Maior artilheiro brasileiro do Real na Champions

Vini Jr. cobrou quatro pênaltis até agora pelo Real Madrid. Perdeu o primeiro, logo diante do rival Barcelona, na derrota por 3 a 0 em um amistoso de pré-temporada nos Estados Unidos, em julho de 2023. Mas o chute na trave de Ter Stegen em sua "estreia" como cobrador de pênaltis do Real não abalou o brasileiro.

Vini Jr. em Bayern x Real Madrid — Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP

Em mais uma prova de personalidade, seguiu com a responsabilidade após o início da temporada e tem 100% de aproveitamento nas três cobranças em jogos oficiais: os dois primeiros pênaltis convertidos foram justamente contra o Barça, na final da Supercopa da Espanha (contra o goleiro Iñaki Peña) e no Campeonato Espanhol (de novo contra Ter Stegen). Agora, superou Neuer na semifinal da Champions League. Pela seleção brasileira, Vini Jr. já cobrou dois pênaltis: perdeu um e fez o outro.

Além dos 21 gols na temporada, o camisa 7 alcançou nesta terça duas marcas importantes no Real: chegou a 81 gols em seis anos no clube e está a 23 de alcançar Ronaldo como o brasileiro que mais marcou pelo time; e se tornou, ao lado do colega de time Rodrygo, o maior artilheiro brasileiro do clube na Champions League, ambos com 20 gols.

Veja também

Mais do ge