TIMES

Por Redação do ge — Madri, Espanha


O Comitê de Competições da Real Federação de Futebol da Espanha (RFEF) decidiu pelo fechamento parcial do estádio Metropolitano nos dois últimos jogos do Atlético de Madrid como mandante nesta temporada. Isso é parte da punição pelo episódio de racismo sofrido por Nico Williams, atacante do Athletic Bilbao, durante o jogo de sábado passado pelo Campeonato Espanhol.

Nico Williams comemora gol do Athletic Bilbao contra o Atlético de Madrid rebatendo racismo — Foto: EFE

O cronômetro marcava 36 minutos do primeiro tempo (o Atlético de Madrid vencia por 1 a 0, gol de De Paul aos 15 minutos), quando o atacante Nico Williams foi bater um escanteio.

Na ata do árbitro Martínez Munuera, consta que "se escutou desde as arquibancadas do lado sul um som imitando macaco". Esses insultos racistas foram escutados pelo árbitro assistente, além de Nico e seu irmão Iñaki. Os dois atletas do Athletic Bilbao sinalizaram de onde os gritos vinha para o árbitro Martínez Munuera.

O árbitro ativou o protocolo da La Liga para situações do tipo. O jogo foi pausado até que a organização da partida avisasse pelo sistema de som que os torcedores deveriam parar com os "insultos ofensivos".

O Atlético de Madrid também foi multado em 20 mil euros (R$ 109,6 mil). O clube tem até 10 dias para recorrer da decisão do Comitê de Competições da RFEF. Os jogos em que o time não poderá contar com torcida na zona do Metropolitano indicada serão contra Celta de Vigo e Osasuna.

La Liga denunciou na segunda-feira, junto às autoridades que lidam com casos de ódio em Madri, os cânticos racistas dessa partida entre Atlético de Madrid e Athletic Bilbao. A polícia identificou uma pessoa que teria proferido as ofensas racistas, de acordo com a imprensa espanhola.

Real Sociedad 0 x 1 Real Madrid | Gol | Campeonato Espanhol

Real Sociedad 0 x 1 Real Madrid | Gol | Campeonato Espanhol

Veja também

Mais do ge