TIMES

Por Ricardo Guimarães, para o ge — Rio de Janeiro


Vinicius Junior foi vendido pelo Flamengo ao Real Madrid em 2017, quando tinha apenas 16 anos, e confirmou o alto investimento dos espanhóis ao se firmar como titular absoluto e referência da equipe. Autor de gol do título em final de Champions, o camisa 7 merengue já defendeu o clube em 264 jogos, balançando as redes 84 vezes e dando 54 assistências.

Todos os gols de Vinicius Júnior pelo Flamengo

Todos os gols de Vinicius Júnior pelo Flamengo

Títulos de Vinicius Junior pelo Real Madrid

  • Liga dos Campeões: 2 (2022 e 2024)
  • Mundial de Clubes: 2 (2018 e 2022)
  • Campeonato Espanhol: 3 (2020, 2022 e 2024)
  • Copa do Rei: 1 (2023)
  • Supercopa da Europa: 1 (2022)
  • Supercopa da Espanha: 3 (2020, 2022 e 2024)

Vinicius Junior merece ser o melhor jogador do mundo? Veja análise no Gringolândia

Vinicius Junior merece ser o melhor jogador do mundo? Veja análise no Gringolândia

Gols de Vinicius Junior pelo Real Madrid

  • Gols: 84
  • Assistências: 54
  • Jogos: 264

Que fatores podem pesar contra Vini Jr na briga pela Bola de Ouro? Confira no Gringolândia

Que fatores podem pesar contra Vini Jr na briga pela Bola de Ouro? Confira no Gringolândia

Chegada ao Real Madrid

Vinicius Junior escolheu o clube merengue, que disputava sua contratação com o arquirrival Barcelona. O atleta foi vendido por 45 milhões de euros (R$ 245 milhões na cotação atual). A então promessa continuou defendendo o Flamengo até completar 18 anos, em 2018, quando se mudou para a Europa. O brasileiro chegou a disputar cinco jogos pelo Real Castilla, o time b da equipe madrilenha, marcando quatro gols, antes de se transferir em definitivo para a equipe principal.

Vinicius Junior, aos 18 anos, durante apresentação no Real Madrid — Foto: REUTERS/Susana Vera

Punho cerrado e "maior vítima" na Europa

Desde que chegou ao Real Madrid, a luta contra o racismo se tornou uma das principais pautas do atacante dentro e fora do campo. O jogador brasileiro sofreu duros ataques racistas em jogos da La Liga contra Barcelona, Mallorca, Atlético de Madrid, Real Valladolid, Osasuna, Betis e Valencia. Contra este último, Vinicius reagiu com a bola no pé dentro de campo.

O atacante marcou oito gols contra o Valencia, sendo esse o clube que é a maior vítima do jogador na Europa. Na partida realizada no inicio de março, Vinicius foi alvo de constantes insultos racistas vindos das arquibancadas do Mestalla. O Real Madrid perdia por 2x0 quando o atacante marcou e ergueu o braço com punho cerrado, símbolo de apoio ao combate ao racismo. O brasileiro ainda marcou o gol de empate e vibrou muito, batendo no peito e dizendo "eu estou aqui".

Vinicius Junior marca contra o Valencia e faz gesto de luta contra o racismo — Foto: Biel Aliño/EFE

Vinicius Junior no Real Madrid por temporada


2018/2019


Após chegar ao Real, Vini defendeu o Castilla, time B dos merengues em cinco jogos, marcando quatro gols. Depois estreou na equipe principal e concluiu a temporada com 31 jogos, quatro gols e oito assistências. O atacante fez parte da equipe que conquistou o Mundial de Clubes da Fifa em 2018. Na ocasião, o Real conquistou uma vaga na competição ao vencer a Champions na temporada 2017/2018, antes da chegada do brasileiro.

Marcelo comemora o título do Mundial de Clubes 2018 com Vinicius Junior, Modric e Sergio Ramos — Foto: REUTERS/Andrew Boyers

2019/2020

Sob o comando de Zidane, Vinicius teve uma temporada de adaptação onde era considerado peça importante para a equipe, porém, sem titularidade. O atacante participou de 38 jogos, marcou cinco gols e deu três assistências. Conquistou o título da La Liga e da Supercopa da Espanha.

Vinicius Junior e Zidane no Real Madrid em 2019 — Foto: Reuters

2020/2021

Durante o fim da passagem de Zidane pelo Real, Vinicius Jr conseguiu atuar em mais jogos, mas manteve o desempenho abaixo do esperado. Os merengues tiveram uma rara temporada sem títulos com o atacante atuando em 49 jogos, com seis gols marcados e quatro assistências.

Vini Jr em Real Madrid x Chelsea, na semifinal da Champions de 2021; os ingleses terminaram a competição com o título — Foto: Susana Vera/Reuters

2021/2022

A chegada de Carlo Ancelotti ao Real Madrid no inicio da temporada mudou o patamar de Vini Jr. dentro do clube e os resultados puderam ser vistos em campo. Foram 52 jogos, 22 gols e 16 assistências. Titular e protagonista, o atacante brasileiro levantou as taças da La Liga, da Supercopa da Espanha e da Champions League, marcando o gol do título na grande final contra o Liverpool.

Vinicius Junior faz o gol do título para o Real Madrid contra o Liverpool na Champions 2021/2022 — Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters

2022/2023

Vini Jr seguiu sendo peça importante de Ancelotti no ataque do Real Madrid e atuou em 55 jogos, marcando 23 gols e dando 19 assistências. A equipe merengue levantou a taça do Mundial de Clubes, com o atacante marcando dois gols na final - sendo o único brasileiro na história a marcar nas decisões de Champions League e do Mundial e sendo eleito o melhor da competição. O camisa 7 também conquistou a Copa do Rei e a Supercopa da Europa.

Valverde, Bola de Prata, Vietto, o Bola de bronze, e Vinicius Junior, o Bola de Ouro do Mundial de Clubes — Foto: Julio Muñoz/EFE

2023/2024

Na atual temporada, Vini já levantou a Supercopa da Espanha com atuação de gala de Vini Jr. O atacante marcou um hat-trick na vitória por 4 a 1 contra o Barcelona, em janeiro deste ano. O Real segue vive na Champions após eliminar o RB Leipzig nas oitavas de final, com Vini sendo a principal referência do time no ataque, e é líder isolado da La Liga, com sete pontos de diferença para o segundo colocado.

Vinicius Junior, Bellingham e Rodrygo na festa do título da Supercopa da Espanha — Foto: Getty Images

Veja também