TIMES

Por Nicksson Melo — Belém


Coroação de uma história de amor com um clube, redenção de um craque que nunca levantou uma taça, objetivo de um projeto alcançado após 13 anos e a possibilidade de um brasileiro conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo. Qual é a melhor história para ser contada nesta Champions League?

Bayern de Munique 2 x 2 Real Madrid | Melhores momentos | Semifinal | Champions League

Bayern de Munique 2 x 2 Real Madrid | Melhores momentos | Semifinal | Champions League

Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain e Real Madrid estão na disputa do título da edição 2023/2024. Entre os quatro clubes presentes nas semifinais do campeonato, cada um tem uma história interessante — seja de forma individual ou coletiva.

Uma história de amor e fidelidade

No último ano de contrato, o meia-atacante alemão Marco Reus pode coroar o relacionamento único que tem com o Borussia Dortmund, clube que o formou. Com 423 jogos e 168 gols pela equipe, ele virou ídolo e símbolo dos torcedores que vão ao estádio Signal Iduna Park.

Marco Reus — Foto: AFP

Desejado por gigantes europeus no passado, como Barcelona e Bayern de Munique, Reus rejeitou várias propostas para seguir no seu clube do coração — apesar de várias decepções. No seu período em Dortmund, foram sete vezes na segunda colocação da Bundesliga e um vice-campeonato na Champions, todas diante do Bayern.

Conquistar o maior campeonato da Europa, pelo seu clube do coração, no último ano de contrato - e possivelmente da carreira - seria a coroação dessa história de amor entre Marco Reus e Borussia Dortmund. Só seria melhor se fosse contra o Bayern.

Redenção de um craque sem título

Um dos melhores atacantes dos últimos anos, o inglês Harry Kane já foi artilheiro da Copa do Mundo de 2018 e maior goleador da Premier League em três oportunidades, mas nunca conseguiu vencer um título — foi vice na Champions em 2019.

Harry Kane comemora um dos gols marcados pelo Bayern de Munique contra o Eintracht Frankfurt — Foto: Getty Images

Sem conquistas com seleção inglesa e no Tottenham, o atacante assinou com o Bayern de Munique, clube que venceu a Bundesliga em 11 temporadas seguidas, só que essa sequência terminou logo no seu primeiro ano no clube alemão, pois Bayer Leverkusen fez uma campanha irretocável e ganhou o campeonato pela primeira e de forma invicta.

Apesar do azar de Kane, ele pode conquistar a Champions League e quebrar essa “maldição”. No primeiro confronto da semifinal disputada com o Real Madrid, o atacante inglês fez o gol da virada do Bayern, mas o time espanhol empatou e a partida terminou em 2 a 2. Ele ainda pode ser o artilheiro da competição, já que possui 8 gols, assim como Mbappé.

Projeto "concluído" e ascensão de Mbappé

Campeão da Liga Francesa pela 12ª vez no último domingo, o Paris Saint-Germain virou uma potência do futebol europeu recentemente, após ser adquirido e administrado pela Qatar Sports Investments, fundo de gestão esportiva sediada no Catar que assumiu o clube em junho de 2011.

Fundado em 1970, o PSG conquistou só dois dos 12 títulos antes disso. Milhões de euros foram injetados no clube ao longo desse período com um grande objetivo: conquistar a Champions League.

Mbappé comandou festa do PSG após goleada sobre o Barcelona na Champions — Foto: Getty Images

O time francês gastou muito, mas bateu na trave. Em 2020 foi derrotado na final pelo Bayern. Agora, com o atacante francês Kylian Mbappé como destaque, pode conquistar seu primeiro título da Champions.

Mbappé é um dos artilheiros do campeonato, com oito gols, e seria um forte candidato aos prêmios individuais após liderar e conquistar a primeira Champions da história do PSG. Seria fantástico para o camisa 7, que está de saída da França e deve atuar pelo Real Madrid.

Bola de Ouro de volta ao Brasil?

Vini Jr. Vinicius Junior Bayern x Real Madrid — Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP

Em 2007, Kaká desbancava Cristiano Ronaldo e Messi e conquistava a Bola de Ouro e o prêmio de melhor jogador do ano concedido pela FIFA - hoje conhecido como The Best. Foi a última vez que um brasileiro foi escolhido como o grande craque da temporada.

Cerca de 16 anos depois, um jogador nascido em solo brasileiro pode conquistar essas premiações novamente. Usando a camisa 7, Vinícius Jr. lidera a equipe do Real Madrid.

O melhor jogador do time que conquista a Champions League costuma ser o grande favorito para levar os maiores prêmios individuais. Tudo isso é potencializado quando esse atleta atua em um clube gigante como o Madrid. Foi assim com o atacante francês Karim Benzema em 2022.

A iminente conquista da La Liga ainda daria um peso maior para a temporada do atacante brasileiro.

Sorteio da Champions League - taça da Liga dos Campeões, a orelhuda — Foto: REUTERS

Veja o resultado do primeiro jogo entre Bayern e Madrid e datas das semifinais da Champions:

Jogos de ida:


30/4 - Bayern de Munique 2 x 2 Real Madrid
1/5 - Borussia Dortmund x PSG

Jogos de volta:


7/5 - PSG x Borussia Dortmund
8/5 - Real Madrid x Bayern de Munique

A final da Champions está marcada para o dia 1º de junho, no famoso estádio de Wembley, em Londres.

Veja também

Mais do ge