TIMES

Por Rodrigo Lois — Dortmund, Alemanha


França 1 x 1 Polônia | Melhores Momentos | UEFA Euro 2024

França 1 x 1 Polônia | Melhores Momentos | UEFA Euro 2024

A França mereceu ficar em segundo lugar no Grupo D da Eurocopa 2024. Quem faz tal afirmação é próprio técnico Didier Deschamps, que disse estar satisfeito com o futebol apresentado pela seleção francesa até agora. A opinião sincera do treinador veio após o empate em 1 a 1 com a Polônia, pela última rodada da fase de grupos, no Estádio do Borussia Dortmund.

— Não vou colocar peso demais nisso. O fato de não termos marcado limitou nossa performance. Não podemos levar tudo diretamente. Houve outros grupos com dificuldade para as principais equipes. Os três jogos foram contra seleções difíceis. Temos um tempo para o próximo jogo. Estaremos nas oitavas de final, será uma nova competição. Merecemos o segundo lugar, estou satisfeito. Mas não era o nosso primeiro objetivo — declarou o treinador, ao ser questionado pelo ge.

Didier Deschamps, técnico da França, durante o jogo contra a Polônia na Eurocop — Foto: Getty Images

A França teve 20 finalizações no jogo desta terça-feira contra a Polônia, acertou o alvo sete vezes, mas só conseguiu um gol, de pênalti (convertido por Mbappé). Em toda a fase de grupos, a seleção de Deschamps registrou 49 finalizações e só marcou dois gols (esse de Mbappé e outro contra, de Wöber, da Áustria).

— Claro que queríamos ficar com o primeiro lugar do grupo, fizemos tudo o que precisávamos. Não fomos tão eficazes assim, o goleiro fez muitas defesas, demos tudo de nós para conseguir nosso objetivo. Fizemos um gol e depois levamos outro. Estamos em segundo lugar agora. Tivemos muitas chances, cinco no primeiro tempo. Não é só sobre não ter precisão, mas é preciso dar crédito ao goleiro — disse Deschamps.

O técnico da França reconheceu que a sua equipe precisa ser "mais rápida e ter mais precisão", segundo palavras dele mesmo. Por outro lado, declarou que estaria mais preocupado "se não houvesse tantas chances".

Ele também descartou qualquer tipo de problema com Griezmann, que começou a partida contra a Polônia no banco de reservas e depois entrou no segundo tempo.

— Foi uma escolha que fiz para o time titular. Não há muito o que ler disso. Tenho oito jogadores que jogaram os três jogos, tenho várias cartas na mão, nem sempre a mesma formação. Quero sempre ter o time mais perigoso para cada adversário. O Griezmann joga todo jogo! Para mim não é uma questão. Sei do que ele é feito, do que pode fazer. Não estou aqui para fazer todos felizes.

A França terminou a fase de grupos da Eurocopa em segundo lugar no Grupo D, com cinco pontos, só dois gols marcados e um sofrido. A Áustria terminou na liderança, com seis pontos. A Holanda também se classificou para as oitavas de final, com quatro pontos, e a Polônia ficou com um.

A seleção francesa ficou em primeiro lugar de seu grupo nas duas edições anteriores da Eurocopa (2016 e 2020) e três da Copa do Mundo (2014, 2018 e 2022). Essa sequência nos principais torneios acabou agora.

Didier Deschamps, técnico da França, cumprimenta Mbappé após o empate com a Polônia — Foto: Getty Images

Veja também

Mais do ge