TIMES

Por Jorge Natan — Leipzig, Alemanha


Croácia 1 x 1 Itália | Melhores Momentos | UEFA Euro 2024

Croácia 1 x 1 Itália | Melhores Momentos | UEFA Euro 2024

Em meio a tantas cenas de festa nas arquibancadas na Euro 2024, a chuva de copos de cerveja se tornou uma das mais comuns em diversos jogos do torneio. E tal comemoração ganhou destaque no confronto entre Croácia e Itália, nesta segunda-feira, quando muitos fãs croatas conseguiram atingir o gramado com os copos e forçaram o árbitro Danny Makkelie a atrasar o reinício do duelo para que os copos fossem recolhidos.

Resultado: enquanto os seguranças e os voluntários se preocupavam em tentar impedir que novos copos fossem lançados, coube aos próprios jogadores da Itália, como o goleiro Donnarumma, retirarem os objetos do campo. O momento ocorreu logo depois do gol de Modric, no começo do segundo tempo da partida.

Dimarco e Raspadori tiram copos do gramado em jogo da Itália com a Croácia — Foto: Karina Hessland/Reuters

Mas não foi a primeira vez que atletas precisaram tirar copos do campo ao longo da Euro. Pelo contrário: a cena foi vista em outras partidas da competição, como no confronto entre República Tcheca e Geórgia, quando Mikautadze celebrou o gol georgiano em frente a torcedores tchecos e acabou sendo alvo da "chuva". Um dos copos atingiu em cheio o grupo de atletas da Geórgia, que comemoraram juntos.

O mesmo aconteceu em Alemanha x Suíça, com os torcedores anfitriões da Euro “ornando” o gramado com copos durante cobranças de escanteios.

Dimarco e Pellegrini tiram copos do gramado em Croácia x Itália — Foto: Alex Livesey/Getty Images

Funcionário da arena em Leipzig recolhe copos no gramado após Croácia x Itália — Foto: Jorge Natan

Cada copo de cerveja na Eurocopa custa 7 euros (cerca de R$ 36) — Foto: Jorge Natan

A proximidade entre gramado e arquibancada nos estádios da Euro 2024 contribui para que os copos consigam chegar à área onde os atletas atuam, assim como o peso dos copos, feitos de plástico mais duro que o convencional. Eles foram feitos especialmente para a competição, em parceria com a marca de cerveja que patrocina o torneio. Não é incomum ver torcedores empilhando os copos como troféus - como visto em outras competições.

Ilic, da Sérvia, vai para escanteio em meio a chuva de copos em jogo com a Eslovênia — Foto: Clive Mason/Getty Images

A chuva, que também atinge jornalistas e os próprios voluntários, passou a fazer com que o estafe envolvido no jogo passasse a empilhar os copos também, mas para recolher todos eles da área de circulação. Os stewards até tentam impedir que os torcedores mais à frente nas arquibancadas lancem os objetos, mas não conseguem evitar que algum copo venha voando de bem longe.

Eslovênia e Sérvia teve chuva de copos também — Foto: getty images

Veja também

Mais do ge