TIMES

Por Redação do ge — Düsseldorf, Alemanha


Segundo a TV Canal Plus France, Kylian Mbappé está fora do segundo jogo da França na Eurocopa, contra a Holanda. Com uma fratura no nariz, sofrida na estreia da competição, contra a Áustria, o atacante não teria condições de entrar em campo na próxima sexta, data do próximo confronto. Apesar disso, a possibilidade de cirurgia foi descartada pelo presidente da federação francesa.

- A notícia foi bastante tranquilizadora, pois não haverá cirurgia de curto prazo. Quanto à sua participação no resto do torneio, é um pouco prematuro dar uma data exata - disse o presidente da federação, Philippe Diallo.

Mbappé se machuca e sangra durante jogo da França

Mbappé se machuca e sangra durante jogo da França

O novo contratado do Real Madrid fraturou o nariz em uma disputa de bola com o zagueiro Kevin Danso, no segundo tempo do jogo e na sequência foi encaminhado para o Hospital Universitário de Düsseldorf para fazer exames. Inicialmente, a imprensa francesa noticiou uma necessidade de operação, o que já foi descartado pela federação francesa.

Houve um acordo de Mbappé com a equipe médica da seleção francesa e do hospital para que a cirurgia não acontecesse. Caso operasse, o atacante ficaria de fora das atividades por pelo menos 10 dias, comprometendo sua participação na Euro 2024.

Mbappé, com o uniforme manchado de vermelho após o sangramento no nariz em Áustria x França — Foto: Michael Regan/UEFA via Getty Images

Sabendo da possibilidade de perder a Euro 2024 caso a França seja eliminada na fase de grupos, a decisão por optar por um tratamento conservador pode ter sido adotada. Este tipo de decisão não é novidade no futebol e já foi opção para atletas que tiveram fraturas na região do rosto. De acordo com a Dra Flávia Magalhães, médica do esporte que trabalha com futebol há mais de 20 anos, a opção é uma alternativa aceitável para alguns casos.

— O tratamento pode ser conservador, quando a fratura não tem desvio, e sem comprometimento da respiração. Neste caso, usa-se a máscara para proteção, evitando desalinhamento e oferecendo proteção. Em casos de fratura com desvio, o tratamento é cirúrgico. E ainda é necessário avaliar se há desvio de septo, esse desvio pode gerar uma obstrução nasal, como se bloqueasse a passagem do ar, entupindo o nariz — disse a especialista ao ge.

Veja também

Mais do ge