TIMES

Por Jorge Natan e Rodrigo Lois — Berlim, Alemanha


Confira gols de Harry Kane no último ciclo de Euro

Confira gols de Harry Kane no último ciclo de Euro

Harry Kane brilhou em seu primeiro ano no Bayern de Munique e foi um dos maiores goleadores da Europa. Mas segue sem troféus. Uma nova chance será na Eurocopa, com a forte seleção da Inglaterra. Essa é a segunda reportagem sobre os três craques considerados pelo ge como os candidatos ao posto de "O Cara da Euro" deste ano. O primeiro foi Mbappé, da França, e o próximo será Florian Wirtz, da Alemanha.

A Inglaterra de Kane estreia no dia 16 de junho, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília).

Vida no Bayern: muitos gols, nenhum título

A troca de ares era necessária. Harry Kane deixou o Tottenham, após 10 anos no clube inglês, e viveu nesta temporada o seu primeiro ano no Bayern de Munique. O discurso ao chegar foi: jogar a Champions League todo ano e brigar por títulos.

E o craque inglês brilhou — individualmente. O time alemão chegou nas semifinais da Liga dos Campeões e caiu para o "inevitável" Real Madrid. Ele terminou como um dos artilheiros do torneio, com oito gols. Em toda a temporada, foram 44, em 45 jogos pelo Bayern.

— O Harry Kane pode ser o principal jogador desta Eurocopa. É o jogador de maior destaque da seleção inglesa. Saiu do Tottenham, depois de tantos anos, foi para o futebol alemão e demonstrou o seu potencial. Se encaixou muito bem no Bayern. É um jogador brilhante. A temporada dele pelo Bayern de Munique foi espetacular — comentou o brasileiro Giovane Élber, ídolo do Bayern de Munique, ao ge. Élber jogou por lá entre 1997 e 2003 e conquistou 13 títulos.

Esse foi o ano em que Harry Kane mais fez gols por clube na carreira. Além disso, também deu 12 assistências. Ou seja, contribuiu diretamente para 56 gols do Bayern em 2023/24, 46% do total da equipe. Ele terminou como o grande artilheiro da Bundesliga, com 36 gols.

Harry Kane terminou a Bundesliga sem título, mas com muitos gols pelo Bayern de Munique — Foto: Getty Images

O problema é que o Bayern amargou a sua primeira temporada sem títulos em 12 anos. Na estreia de Kane, perdeu para o RB Leipzig na Supercopa da Alemanha. Na Copa da Alemanha, foi eliminado pelo modesto Saarbrücken, da Terceira Divisão.

Essa foi a temporada do Bayern com mais derrotas (12 no total) desde 2006/07.

E na Bundesliga, viu o fim de sua hegemonia de 11 conquistas seguidas e nem ameaçou o invicto Bayer Leverkusen. Terminou na terceira posição. O time do técnico Thomas Tuchel acumulou tropeços na liga alemã, como as derrotas para Stuttgart, Heidenheim, Bochum e Werder Bremen nos últimos meses, além do 5 a 1 para o Eintracht Frankfurt.

Harry Kane segue sem ter conquistado um título sequer na carreira.

Líder de uma Inglaterra favorita

Essa seca de troféus pode ser encerrada com a seleção da Inglaterra, mais uma vez. A atual geração, que bateu na trave na edição passada — perdeu nos pênaltis para a Itália, em pleno estádio Wembley —, chega ainda mais madura em 2024.

Aquela fora a segunda Euro de Harry Kane. Em sete jogos, ele marcou quatro gols, um a menos do que o artilheiro geral (Cristiano Ronaldo). O centroavante foi decisivo para a Inglaterra nas oitavas, quartas e, principalmente, na semifinal contra a Dinamarca.

Desempenho bem diferente da Eurocopa de 2016, em que passou em branco em quatro partidas. A Inglaterra foi eliminada pela Islândia nas oitavas de final (derrota por 2 a 1).

Harry Kane é o líder e capitão de uma seleção da Inglaterra que promete brigar pelo título da Euro — Foto: Getty Images

O ciclo para a Eurocopa deste ano foi um processo de recuperação após o baque do vice na edição passada, tanto para Harry Kane quanto para toda a seleção inglesa. Nas palavras do próprio capitão do time, pênaltis são "a forma mais desagradável de perder no mundo".

Kane fez 24 gols em 30 jogos no ciclo para a Euro-2024, além de seis assistências.

Reflexo disso ou não, a Inglaterra não foi além da fase de grupos no primeiro torneio na sequência, a Liga das Nações 2020/21. Ficou atrás de Bélgica e Dinamarca em sua chave, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Kane passou em branco.

Na Liga das Nações seguinte, a Inglaterra conseguiu ser ainda pior: ficou em último lugar no Grupo 3, atrás de Itália, Hungria e Alemanha, sem vencer um jogo sequer. Consequência: foi rebaixada à Liga B. O centroavante anotou dois gols nas seis partidas.

Os gols de Inglaterra 3 x 3 Alemanha, pela Liga das Nações

Os gols de Inglaterra 3 x 3 Alemanha, pela Liga das Nações

Paralelamente, a seleção inglesa trilhava uma jornada empolgante rumo à Copa do Mundo de 2022. Fez uma das melhores campanhas das eliminatórias europeias, com direito à goleada por 10 a 0 sobre San Marino - Kane marcou quatro vezes naquela noite. Ele foi o artilheiro da competição, com 12 gols.

Veio a Copa do Mundo no Catar e Harry Kane foi criticado por parte da imprensa por não fazer gol na fase de grupos. Ele balançou as redes nas oitavas de final, contra Senegal, e na derrota para a França nas quartas de final. Pouco para o artilheiro do Mundial de 2018, na Rússia, com seis gols.

Número de Harry Kane pela seleção inglesa

Competição Jogos Gols
Copas do Mundo 11 8
Eliminatórias da Copa 14 17
Eurocopa 11 4
Eliminatórias da Eurocopa 21 23
Liga das Nações 18 3
Amistosos 16 8
Total 91 63
Multiângulo: Inglaterra 1 x 2 França

Multiângulo: Inglaterra 1 x 2 França

A Inglaterra se classificou para a Euro de 2024 com campanha invicta nas eliminatórias (seis vitórias e dois empates), 22 gols pró e só quatro contra. O seu artilheiro e capitão anotou oito gols, além de duas assistências.

— Kane joga em um grande clube onde tem que vencer todas as semanas, e quando não é assim, é uma tragédia. Não acredito que ele necessite estar mais motivado do que já está. Ele está decepcionado, mas sua experiência no Bayern foi muito positiva — declarou o técnico Gareth Southgate, em entrevista ao L’Équipe.

Aos 30 anos, acompanhado de Foden, Bellingham e companhia, e embalado por quase 50 gols no Bayern de Munique, Harry Kane tem diante de si mais uma boa chance de erguer o primeiro troféu na carreira. Quem sabe, também ser o cara da Eurocopa.

Veja também

Mais do ge