TIMES

Por Redação do ge — Tbilisi, Geórgia


Três ex-repúblicas soviéticas garantiram vaga na Eurocopa nesta terça-feira. A Geórgia, que se tornou independente em 1991, garantiu a classificação para o torneio pela primeira vez em sua história ao vencer a Grécia nos pênaltis por 4 a 2, após empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação. A Ucrânia, que está mergulhada em uma guerra contra a Rússia há mais de dois anos, se classificou para o primeiro grande torneio desde o início do conflito, superando a Islândia de virada, por 2 a 1. A Polônia venceu o País de Gales nos pênaltis e também garantiu vaga.

Melhores momentos | Geórgia 0 (4) x (2) 0 Grécia pelas Eliminatórias da Euro

Melhores momentos | Geórgia 0 (4) x (2) 0 Grécia pelas Eliminatórias da Euro

Torcida da Ucrânia comemora classificação para a Eurocopa — Foto: Reuters

Vaga inédita e invasão do gramado

A Geórgia terá a Euro 2024 como o primeiro grande torneio de sua história no futebol. O país do Leste Europeu, independente há apenas 33 anos, se classificou pela primeira vez para a Eurocopa ao superar a Grécia na decisão da repescagem C, nesta terça-feira. Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, os georgianos levaram a melhor nos pênaltis: 4 a 2. A torcida, eufórica, invadiu o gramado para comemorar.

Torcida da Geórgia invade o gramado para celebrar vaga na Eurocopa — Foto: Reuters

O herói da noite em Tbilisi, capital do país, foi o goleiro Mamardashvili, que atua no Valencia e é um dos destaques da seleção nacional. O arqueiro defendeu a primeira cobrança grega na disputa decisiva, de Bakasetas, além de ter feito boas intervenções ao longo dos 120 minutos. Coube a Kvekveskiri cobrar o pênalti que garantiu a classificação histórica para os georgianos.

A Geórgia - ex-república da União Soviética que se tornou independente em 1991 - disputará a Eurocopa pela primeira vez, caindo no grupo F, que tem Portugal, República Tcheca e Turquia. A estreia será contra os turcos, no dia 18 de junho, em Dortmund. A Eurocopa será disputada na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.

Geórgia garante vaga na Euro e torcida invade o campo pra comemorar

Geórgia garante vaga na Euro e torcida invade o campo pra comemorar

A disputa entre a Geórgia, candidata a estreante, e a Grécia, campeã em 2004, permaneceu empatada por 120 minutos, após um início tenso - no primeiro tempo, foram quatro cartões amarelos mostrados. Ao longo dos 90 minutos, os gregos tiveram mais oportunidades, embora os georgianos também tenham criado chances.

Mamardashvili comemora defesa nos pênaltis — Foto: Reuters

A torcida georgiana tentou fazer a diferença na prorrogação, assim como Kvaratskhelia, astro do Napoli e da seleção anfritriã, que buscou jogadas individuais, mas foi bem marcado. O craque acabou substituído no começo do segundo tempo extra, muito cansado. A Grécia chegou a atingir o travessão em jogada na área, mas o confronto foi para a disputa de pênaltis.

Kochorashvili abriu a disputa convertendo sua cobrança para a Geórgia, e logo depois Bakasetas parou na defesa de Mamardashvili. Davitashvili e Masouras acertaram o alvo, e Mikautadze mandou para fora pelos georgianos, com Bouchalakis empatando em 2 a 2 para a Grécia. Dvali converteu sua cobrança, e Giakoumakis depois também chutou fora do alvo, deixando os gregos em desvantagem. Kvekveskiri, então, mandou a bola no fundo das redes para classificar a Geórgia para a Euro 2024.

Torcida da Geórgia invade o gramado para celebrar vaga na Eurocopa — Foto: Reuters

Destaque do Chelsea decide no fim para a Ucrânia

A seleção ucraniana conquistou vaga para a sua quarta Eurocopa consecutiva com uma grande vitória de virada. O time do Leste Europeu venceu a Islândia por 2 a 1, atuando na Polônia, uma vez que não pode mandar suas partidas em casa por conta da guerra contra a Rússia. Mudryk, destaque do Chelsea, marcou o gol decisivo a seis minutos do fim, depois de Gudmundsson abrir o placar para os visitantes na etapa inicial, e Tsygankov empatar no começo do segundo tempo.

Mudryk celebra gol decisivo diante da Islândia — Foto: Reuters

Os ucranianos gora vão se preparar para enfrentar Bélgica, Eslováquia e Romênia no grupo B do torneio. Será a quarta participação consecutiva da Ucrânia na competição desde a estreia, em 2012.

Veja também

Mais do ge