TIMES

Por Redação do ge — Sharjah, Emirados Árabes Unidos


Em meio ao conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, a Palestina estreou com empate nas Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026. Nesta quinta-feira, a seleção palestina ficou no 0 a 0 com o Líbano, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Por questões de segurança, o jogo foi disputado em local neutro, no Estádio Khalid bin Mohammed, e com portões fechados.

Jogadores da Palestina posam com o keffiyeh para foto oficial antes de jogo contra Líbano pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo — Foto: REUTERS/Rula Rouhana

Antes do confronto, os jogadores palestinos vestiram no pescoço o keffiyeh, lenço símbolo do movimento nacionalista da Palestina. O próprio uniforme da seleção apresenta detalhes que remetem ao manto.

Saad, do Líbano, e Abuwarda, da Palestina, em jogo das Eliminatórias da Ásia para Copa do Mundo — Foto: REUTERS/Rula Rouhana

A próxima partida da Palestina será contra a Austrália, na próxima terça-feira. A mais recente onda de conflitos em Gaza, desde o começo de outubro, afetou a seleção do Oriente Médio principalmente como mandante. O duelo será no Estádio Internacional Jaber Al-Ahmad, no Kuwait, e não no Estádio Faisal Al-Husseini, na Cisjordânia, onde os palestinos costumam mandar seus jogos.

Parte do elenco vinha treinando na Jordânia desde o fim de outubro. A lista de 26 convocados, incluindo 10 que defendem clubes palestinos, foi divulgada na última segunda-feira, mantendo a base do grupo que conseguiu vaga na Copa da Ásia de 2024. Três jogadores não conseguiram deixar Gaza.

A Palestina está no grupo I da segunda fase das Eliminatórias Asiáticas. Além do Líbano e da Austrália, a chave também conta com Bangladesh. As equipes se enfrentam em turno e returno, e as duas mais bem colocadas avançam para a fase seguinte.

Manifestação em Londres pede cessar-fogo na Palestina

Manifestação em Londres pede cessar-fogo na Palestina

Veja também

Mais de Copa do Mundo