TIMES

Por Lucas Magalhães — Brasília


Palco de sete jogos da Copa do Mundo masculina em 2014, Brasília terá papel ainda mais importante durante a realização da Copa do Mundo Feminina, em 2027. A capital federal será palco de oito das 64 partidas, incluindo uma das semifinais da competição.

Ao todo, os oito duelos que serão realizados no Mané Garrincha abarcarão todas as fases, com exceção da decisão que, assim como a abertura, será realizada no Maracanã.

Estádio Mané Garrincha — Foto: Lucas Magalhães

A trajetória do Mané Garrincha como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina começou em fevereiro, quando a arena, a maior do DF, passou por uma vistoria da Fifa, que valiou o espaço. A Fifa, inclusive, gostou do que viu, e atribuiu à arena brasiliense a maior nota dentre as avaliadas, junto com Beira Rio, Arena Pernambuco e Arena Fonte Nova.

A candidatura brasileira como um todo foi mais bem avaliada do que a concorrente, formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. O Brasil teve notas melhores em estádios, acomodações e no potencial comercial.

Brasília passa por vistoria da Fifa para a Copa Feminina de 2027

Brasília passa por vistoria da Fifa para a Copa Feminina de 2027

Apesar da capacidade superior a 70 mil pessoas, o Mané Garrincha será um dos estádios que vai operar com capacidade reduzida durante a Copa do Mundo Feminina. Em um primeiro momento, o estádio terá à disposição cerca de 45 mil lugares, o que pode mudar de acordo com a busca por ingressos.

O planejamento prevê que Brasília seja palco de cinco jogos da primeira fase, e de um jogo em cada uma das fases de oitavas, quartas e semifinais.

Pesa a favor do Mané Garrincha, localizado na região central de Brasília, a estrutura hoteleira próxima, fundamental para as pretensões logísticas dos grandes eventos. Além disso, as redondezas do estádio oferecem ainda restaurantes, shoppings, e pontos turísticos.

Apesar de já se saber que cinco jogos de primeira fase serão realizadas em Brasília, ainda não se sabe se a seleção brasileira, classificada automaticamente para o Mundial por ser país sede jogará no Mané Garrincha. O torcedor, entretanto, pode ficar otimista: na Copa de 2014, o Brasil goleou Camarões jogando no estádio brasiliense.

Já nas Olimpíadas de 2016, a Seleção Brasileira teve dois compromissos em Brasília: dois empates sem gols contra África do Sul e Iraque, antes de deslanchar e vencer os jogos seguintes para, enfim, conquistar o até então inédito ouro olímpico no futebol masculino.

Veja também

Mais do ge