TIMES

Por Martín Fernandez — Bangkok, Tailândia


Todo mundo que se envolveu com a candidatura do Brasil a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 se emocionou quando Gianni Infantino anunciou o resultado da votação durante o Congresso da Fifa na Tailândia. Mas talvez ninguém tenha extravasado como Aline Pellegrino. Foi dela o grito mais alto na comemoração, foi dela a reação mais emocionada nas entrevistas após a decisão.

Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Ex-capitã da seleção brasileira e hoje gerente de competições da CBF, Aline chorou ao lembrar das pioneiras e das dificuldades que elas sempre tiveram que enfrentar para simplesmente jogar futebol.

– No campo eu não ganhei, fui vice-campeã. Então, para mim, isso é maior do que qualquer final. A gente não tem consciência, não tem noção da importância dessa Copa do Mundo para o futebol das mulheres. Para quem jogou na rua, para quem jogou com os meninos, para quem não tinha campeonato para jogar.

Ela própria é um produto dessa dificuldade – primeiro para conseguir jogar, para driblar a censura inicial do pai (que se tornaria um grande incentivador) e finalmente para se estabelecer como dirigente após ter encerrado a carreira no campo.

– Uma Copa do Mundo no Brasil, na América do Sul, é algo muito poderoso. São meninas e mulheres de todo um continente que vão ter suas histórias contadas. Vamos poder alavancar muito o futebol feminino sul-americano, em todas as idades, em todas as categorias.

Valesca Araújo e Aline Pellegrino se abraçam com Brasil escolhido como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 — Foto: EFE/EPA/Rungroj Yongrit

A estrutura de organização da Copa do Mundo de 2027 ainda não foi desenhada pela Fifa. Mas será natural o protagonismo de Aline Pellegrino, ex-coordenador de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol e hoje dirigente da CBF.

Quem também não quer estar longe da Copa, de nenhuma maneira, é Formiga. Única atleta a ter disputado sete Copas do Mundo, ela também estava em Bangkok para a escolha da sede do Mundial de 2027. A exemplo de Aline, com quem jogou mundiais e olimpíadas, Formiga também lembrou das pioneiras do futebol feminino no Brasil.

Formiga emocionada durante discurso do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, após Brasil ser escolhido sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 — Foto: EFE/EPA/Rungroj Yongrit

– É a realização de um sonho. Para exaltar o trabalho de quem começou tudo isso, para as novas gerações terem ideia e crescerem sabendo que conseguimos algo tão importante. Estamos cheias de talento que precisam de talento e inspiração. Agora eu pretendo estar envolvida, quero participar, não faz sentido estar fora desse processo.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anuncia o Brasil como sede da Copa Feminina de 2027 — Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP

Veja também

Mais do ge