TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


A NFL anunciou na sexta-feira que vai liberar que seus jogadores usem uma proteção exterior extra nos capacetes em partidas de temporada regular em 2024-25, numa iniciativa para aumentar a prevenção de traumas na cabeça.

Luke Schoonmaker, do Dallas Cowboys, usa o Guardian Cap sobre seu capacete em treino — Foto: Brandon Sloter/Icon Sportswire via Getty Images

Esta proteção exterior aos capacetes tem o nome de Guardian Caps ("capa guardiã", em tradução literal do inglês). Trata-se de uma camada extra de acolchoamento macio colocada sobre o capacete, que reduz o impacto do choque de cabeças nas disputas do futebol americano.

Esta tecnologia foi criada em 2010 e foi adotada pela NFL pela primeira vez em 2022, quando permitiu seu uso para os treinos de pré-temporada. No ano passado, a liga tornou obrigatória a utilização dos Guardian Caps para jogadores das linhas ofensiva e defensiva, tight ends, linebackers e running backs. Este ano, a exigência vai se expandir para todos os jogadores, exceto quarterbacks, punters e kickers.

Segundo o vice-presidente executivo da NFL, Jeff Miller, o uso dos Guardian Caps contribuíram para uma redução de 50% na incidência de concussões em jogadores das posições que os utilizaram. Por isso, a liga decidiu também permitir o uso durante jogos da temporada regular, a critério de cada jogador.

Green Bay Packers será o adversário do Philadelphia Eagles no 1º jogo da NFL no Brasil

Green Bay Packers será o adversário do Philadelphia Eagles no 1º jogo da NFL no Brasil

Como será uma escolha individual, não se espera uma mudança drástica no visual dos uniformes, mas a medida levanta a questão de como serão os Guardian Caps usados em jogos, já que a proteção encobre a pintura dos capacetes. Visualmente, o acessório lembra os antigos capacetes usados antes da adoção de versões mais rígidas e das grades (as chamadas facemasks), só que numa versão ampliada. Como não é liso, também fica a dúvida como as equipes poderiam aplicar suas marcas sobre ele.

A NFL, porém, também anunciou que, nos treinos de pré-temporada, vai permitir aos jogadores trocarem o Guardian Caps por um de seis novos modelos de capacete que, segundo a liga e a associação de jogadores, fornecem proteção igual ou superior à do adereço.

Veja também

Mais do ge