TIMES

Por Igor Mattos* — Rio de Janeiro


Ao fim da temporada na NFL, existem dois momentos que são determinantes para a montagem do elenco para o próximo ano: o Draft e a Free Agency. São períodos que podem mudar totalmente a perspectiva de uma franquia para a temporada. O Draft acontece neste fim de semana, a partir desta quinta-feira (veja mais informações aqui); já a Free Agency teve início oficial em 13 de março. Entenda melhor esses dois períodos:

Aaron Rodgers, do New York Jets, foi a principal contratação da Free Agency da NFL em 2023 — Foto: Elsa/Getty Images

O Draft

O Draft teve início em 1936, quando, na temporada anterior, o melhor jogador universitário da época, o running back Stan Kotska, promoveu um verdadeiro leilão para assinar com a equipe profissional que pagasse mais, pois praticamente todas as franquias da liga queriam contar com o corredor.

A proposta de criação do Draft partiu de Bert Bell, o dono do Philadelphia Eagles da época, que tinha dificuldade em assinar com os principais jogadores. Consequentemente, sua franquia não era competitiva e não vendia tantos ingressos.

O Draft é a seleção de atletas universitários pelos 32 times da NFL. São sete rodadas, divididas em três dias, sendo a primeira rodada no primeiro dia, a segunda e terceira no segundo, e as rodadas de quatro a sete no terceiro dia.

A ordem das escolhas é decidida de forma inversa ao desempenho esportivo das franquias na temporada anterior, ou seja, o campeão do Super Bowl é o último a escolher, o vice-campeão em penúltimo, e assim por diante.

Davi, filho de Vitor Belfort, busca sonho de jogar na NFL

Davi, filho de Vitor Belfort, busca sonho de jogar na NFL

Vale ressaltar que a ordem das escolhas pode mudar, pois as equipes podem realizar trocas entre elas. A primeira escolha geral deste ano, por exemplo, foi adquirida por meio de uma troca do Chicago Bears com o Carolina Panthers. Os Bears cederam a primeira escolha do Draft de 2023 para os Panthers em troca da escolha de primeira rodada de Carolina em 2024, além de uma escolha de primeira e outra de segunda rodada em 2023 (nona e 61ª) e do wide receiver DJ Moore. Como os Panthers fizeram a pior campanha da temporada passada, ficaram com a primeira seleção no Draft deste ano e tiveram que cedê-la ao Chicago.

Cerca de 250 jogadores são escolhidos no Draft por temporada. Os jogadores que são escolhidos nas primeiras rodadas tendem a ser mais talentosos do que os que saem nas rodadas mais baixas. Porém, o Draft não é uma ciência exata, onde um jogador escolhido na primeira rodada é garantia de sucesso. O primeiro selecionado em 2023, Bryce Young, não teve uma boa temporada de estreia pelos Panthers.

Na mesma medida, é possível encontrar diamantes brutos nas rodadas posteriores. Quarterback mais vitorioso da história do Super Bowl, com sete títulos, Tom Brady foi escolhido apenas na sexta rodada do Draft em 2000. Brock Purdy, quarterback titular do San Francisco 49ers, finalista da última temporada, foi o último jogador selecionado de todo o Draft de 2022, na sétima rodada.

Tom Brady em famosa foto antes do Draft de 2000: ele foi apenas o 199º jogador selecionado em sua turma — Foto: Divulação / NFL

O Draft Combine

Diversos fatores são analisados para determinar em quais posições os jogadores devem ser escolhidos no Draft. Para que as franquias possam ter uma avaliação mais minuciosa, a NFL criou o Combine.

Durante duas semanas ocorre uma grande "entrevista de emprego", onde os principais jogadores realizam diversos testes físicos e mentais para mostrar sua capacidade atlética e intelectual. Também passam por entrevistas com as franquias que pretendem escolher o jogador, para que os integrantes das comissões técnicas possam ter o máximo de contato com os atletas disponíveis.

Aspirante à NFL salta antes de uma prova no Draft Combine — Foto: Ben Liebenberg/NFL

Estes são alguns dos testes que os atletas realizam no Combine:

- Tiro de 40 Jardas
- Supino com 100 kg: os atletas devem fazer o máximo de repetições no aparelho
- Salto Vertical
- Salto em distância
- Wonderlic Test: teste de QI

A Free Agency

O período de Free Agency é equivalente à janela de transferências do nosso futebol. Os times podem contratar jogadores profissionais que estejam sem contrato.

Como consumimos mais futebol do que futebol americano, estamos acostumados a ver os times pagando multas para contratar os jogadores que desejam. Bom, não é dessa forma que a maioria dos esportes americanos funciona; de certa forma, por lá ainda existe a figura do "passe".

Antes de contratar um Free Agent (jogador livre), é preciso analisar as lacunas que precisam ser preenchidas para chegar ao Super Bowl. Sabendo quais posições o time precisa reforçar, a franquia pode, a partir de março, contratar jogadores que estão na liga e que não renovaram com suas equipes.

Kirk Cousins deixou o Minnesota Vikings e assinou com o Atlanta Falcons na Free Agency deste ano — Foto: Jonathan Bachman /Getty Imagens

Existem dois tipos de passes livres na Free Agency: o passe livre irrestrito (unrestricted free agent) e o passe livre restrito (restricted free agent).

O passe livre irrestrito (unrestricted free agent): jogador cujo contrato com uma equipe se encerrou e que possui pelo menos quatro temporadas acumuladas (o jogador precisa estar no elenco de um time da NFL por, pelo menos, seis partidas para ter uma temporada acumulada). Este pode negociar com qualquer franquia, e o antigo time não recebe nenhuma compensação.

O passe livre restrito (restricted free agent): jogador cujo contrato com uma equipe se encerrou e que possui três ou menos temporadas acumuladas pelo time. Este também pode negociar com as demais franquias da liga; porém, a equipe atual pode tentar igualar a proposta. Caso o jogador saia, o time pode receber uma compensação em função da primeira oferta. Quanto maior a primeira oferta, maior a compensação. Se o time original não realizar uma proposta no início do período de Free Agency, o jogador se torna um agente livre irrestrito, e a franquia perde o direito de igualar as futuras ofertas.

Ambos os períodos são extremamente importantes na formação de um elenco para a disputa da temporada regular e do Super Bowl. O Draft é considerado o evento mais importante da off-season, pois dá a possibilidade das franquias construírem um futuro com jovens atletas vindos da faculdade. Porém, a Free Agency pode mudar o patamar do elenco, colocando a franquia como favorita para a disputa do Super Bowl.

*estagiário, sob supervisão de Adriano Albuquerque

Veja também

Mais do ge