O treinamento para corridas de longa distância é hoje o foco de muitos corredores recreacionais. A corrida podemos dizer que é a atividade esportiva mais democrática. Sua prática não exige nenhum equipamento sofisticado, e o local para realizar está sempre à disposição dos praticantes, seja uma pista, um parque ou até mesmo em áreas urbanas, desde que com relativa segurança.
Mesmo corredores recreacionais, tem sempre o objetivo de pouco a pouco melhorar seu desempenho. Para tanto, existem em praticamente todos os centros urbanos as assessorias esportivas com profissionais preparados para proporcionar orientações adequadas.
Para objetivamente abordarmos os conhecimentos científicos que proporcionam a melhora do desempenho nas corridas, podemos fazer um resumo simplificado do que a ciência acumulou de conhecimento nas últimas décadas em benefício da performance do corredor.
1- O motor metabólico
A potência do “motor” de um corredor depende do sistema de transporte de oxigênio para os músculos, que é uma função da integração entre pulmões, coração e músculos esqueléticos. Essa potência é medida pelo chamado consumo máximo de oxigênio ou VO2 máximo. Para melhorar esta potência o treinamento mais eficaz é o treino de “volume”, ou seja, corrida em intensidade moderada e longa duração.
2 - A resistência em ritmo ou "pace"
Tolerar um ritmo durante uma corrida longa depende da capacidade do corpo de evitar um acúmulo progressivo de metabólitos que prejudiquem o nosso “motor”. O principal é o ácido láctico. Para isso, o treinamento melhora essa competência que eleva esse nível de tolerância permitindo correr em ritmo mais acelerado por mais tempo. Esse índice é chamado Limiar Anaeróbio. O treinamento mais eficaz para isso é o treinamento intervalado.
3 - A economia de corrida
Correr com mais eficiência é outra característica a ser trabalhada. O movimento de correr tem um custo de energia por unidade de tempo. Diminuir esse custo é uma providência capaz de melhorar o desempenho. Para correr de maneira mais eficiente, diminuindo o “desperdício” de energia, existem os exercícios educativos de corrida e a enorme importância dos exercícios de fortalecimento muscular.
4 - Estratégias associadas
Todo corredor sabe da grande importância de associar ao treinamento de corrida fatores coadjuvantes obrigatórios como adequada hidratação e estratégias nutricionais. Para esta finalidade a própria ciência contribuiu com conhecimentos que levaram ao aparecimento das bebidas isotônicas e dos suplementos nutricionais, que se tornaram recursos obrigatórios não só para melhora de performance como também para preservação da saúde dos corredores.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.
Veja também