TIMES

Por Mateus Freitas Teixeira

Cardiologista e médico do esporte, é diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro e coordenador médico da Clínica Fit Center

Rio de Janeiro


A população mundial vem envelhecendo, e isso pode ser observado nas pirâmides etárias pelo mundo. Envelhecer é inevitável, e não possuímos o elixir da juventude, apesar de a sociedade tentar atrasar esse processo de qualquer forma.

Exercício físico para idosos EU Atleta — Foto: iStock

Uma das maneiras mais saudáveis de envelhecer é realizando exercícios, e os profissionais de saúde dever estar alerta para as particularidades do paciente idoso, principalmente, os com faixa etária mais avançada.

Na avaliação, temos que perguntar sobre prática prévia de exercícios, hábitos de vida e antecedentes clínicos e observar a capacidade funcional. Uma análise importante é estar atento ao idoso frágil, que deve levar em consideração vários aspectos.

A fragilidade é um estado de vulnerabilidade em sequência do declínio de vários sistemas fisiológicos e pode vir junto, muitas vezes, com a sarcopenia, bem como com alterações cerebrais e hormonais. Nessas pessoas, fazer exercício é fundamental, pois melhora qualidade de vida e capacidade física, diminuindo mortalidade.

Por que musculação é bom para emagrecer?

Por que musculação é bom para emagrecer?

Os benefícios nessa população são vários:

  • Diminuição da perda de massa muscular;
  • Melhoria cognitiva;
  • Melhora da capacidade funcional para atividades do dia a dia;
  • Maior equilíbrio;
  • Diminuição de inflamação sistêmica;
  • Redução de níveis pressóricos e glicêmicos;
  • Melhoria do sono;
  • Maior saúde óssea;
  • Impacto na redução da mortalidade, pois quem faz exercício vive mais e com melhor qualidade.

Assim sendo, preconizamos exercícios mistos, ou seja, aeróbicos e de resistência. Junto a isso é importante também trabalhar equilíbrio e flexibilidade, obedecendo sempre às limitações clínicas e ortopédicas quando existirem. O exercício é um grande remédio e atua diretamente na qualidade de vida dos idosos e idosos frágeis.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.

Veja também