TIMES

Por Gustavo Luz

Educador físico, treinador e praticante de corrida e triatlo. Diretor técnico da G-LUZ Top Team

Rio de Janeiro


A fisiologista Gerseli Angeli ensina cinco exercícios para turbinar a sua caminhada

A fisiologista Gerseli Angeli ensina cinco exercícios para turbinar a sua caminhada

As provas de 5 km acontecem semanalmente em várias grandes cidades do país. Os 5 km são, geralmente, a porta de entrada para muitos no mundo das provas de corridas. E começar a sua vida na corrida com essa distância, é geralmente uma boa estratégia. Por outro lado, essa distância também atrai um pelotão de corredores rápidos e experientes, que fazem com que essas corridas muitas vezes sejam bem disputadas até a linha de chegada; ou seja, um ambiente propício para bons tempos. Se o seu objetivo é tentar um recorde pessoal, confira algumas estratégias que podem funcionar.

Corridas de 5 km atraem corredores iniciantes e mais experientes — Foto: iStock

Faça treinos intervalados para ganhar velocidade, ou seja, corra rápido por uma determinada distância, diminua ou pare para se recuperar e comece outra vez. Esse respiro entre sequências de corrida mais forte tem o objetivo de aumentar a nossa resistência ao esforço, oferecendo maior estímulo para o coração, pulmão e músculos.

Experimente fazer, pelo menos uma vez por semana, treinos como: 14 x 400m, 12 x 500m, 20 x 300m, 6 x 1km e por aí vai. Escolha combinações de distâncias que somem algo próximo a 6 km (os mais experientes toleram mais que isso). Em uma semana, faça intervalo de 30”, na outra, de 1’ – e comece a observar e comparar seus tempos.

Corrida EU Atleta — Foto: iStock

Outra boa estratégia é treinar com corredores que tenham um nível melhor que o seu. Quando bons corredores treinam juntos eles inspiram uns aos outros.

Só tenha o cuidado de não deixar todo treino virar uma competição; isso acaba gerando um desgaste que pode cobrar a conta justamente na hora da sua prova, por não estar descansado o suficiente Talvez uma prova de 5km a cada dois meses seja uma boa estratégia para te manter no ponto e tentar melhorar as suas marcas.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.

Veja também